Dieese estima criação 500 mil vagas formais em 2009
Régis Araújo

O coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, afirmou na quarta-feira (15) que a tendência é que o emprego formal começe a gerar uma média mensal pouco superior a 50 mil postos no decorrer de 2009, o que seria um reflexo da gradual retomada da economia, sobretudo no segundo semestre.

?Mas, para que isso ocorra, será necessário o PIB (Produto Interno Bruto) crescer entre 1% e 2% em 2009. Caso a expansão do País seja nula, a criação de empregos com carteira assinada não deverá passar de 200 mil?, esclarece Ganz Lúcio.

Para o coordenador, as medidas adotadas pelo governo para estimular a economia, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a construção de um milhão de moradias, devem dar um suporte relevante para que o País cresça entre 1% e 2% neste ano.

Petrobrás - Ganz Lúcio ressaltou ainda que a ampliação dos investimentos da Petrobrás é importante para incrementar o PIB potencial do País. ?A ampliação da capacidade de investimentos da Petrobras é importante por causa de alguns fatores. Um deles é que dá mais condições para ampliar os investimentos públicos, pois numa conjuntura internacional muito ruim isto ajuda a estimular o nível de atividade no País?, comentou.

Mais informações:

www.dieese.org.br