Desemprego tem a menor taxa em dez ano, aponta Dieese
Régis Araújo

Número de desempregados cai para 13% em novembro e rendimento dos trabalhadores sobe 0,6% em outubro. O levantamento foi feito nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.

O desemprego em seis regiões metropolitanas do País ficou em 13% em novembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 22, pela Fundação Seade e Dieese. Esta é a menor taxa desde janeiro de 1998. Em outubro, o desemprego era de 13,4%, e de 14,6% em novembro de 2007. O levantamento foi feito nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal. O contingente de desempregados foi estimado em 2,627 milhões de pessoas, 71 mil a menos do que em outubro.

O rendimento médio real dos ocupados subiu 0,6% em outubro ante setembro - último dado disponível para o indicador. Em relação a outubro de 2007, o indicador cresceu 3,1%. Com o resultado, o rendimento passou a equivaler R$ 1.178 em outubro nas seis regiões pesquisadas. A massa de rendimentos dos ocupados - índice que combina a ocupação e o rendimento - teve alta de 1,5%. Em relação a outubro de 2007, o indicador cresceu 8,3%.

Fonte: site Força Sindical