Desemprego cai pelo quinto mês seguido na Grande Porto Alegre
Régis Araújo

O número de desempregados caiu em novembro para 11,9%, somando 229 mil pessoas, frente a 12,4% registrado no mês de outubro. No mês passado, houve uma redução de 9 mil indivíduos em comparação ao mês anterior.

O mercado de trabalho da região metropolitana de Porto Alegre teve um desempenho positivo no mês de novembro. A taxa de desemprego apresentou redução, e o nível ocupacional, elevação, ambos pelo quinto mês consecutivo, segundo dados divulgados hoje (19) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

O número de desempregados caiu em novembro para 11,9%, somando 229 mil pessoas, frente a 12,4% registrado no mês de outubro. No mês passado, houve uma redução de 9 mil indivíduos em comparação ao mês anterior. Esse comportamento foi ocasionado principalmente pela criação de 14 mil novos postos de trabalho. Em comparação com o mesmo mês de 2006, a taxa de desemprego caiu de 13,7% para 11,9%.

Entre os setores de atividade econômica, a indústria registrou redução de 2,8% no seu nível ocupacional, com a eliminação de 9 mil postos de trabalho, interrompendo o comportamento positivo verificado nos sete meses anteriores. Já o comércio apresentou queda de 2,8%, diminuindo 8 mil ocupações. Em contrapartida, o setor de serviços cresceu 3,8%, com trajetória ascendente pelo sexto mês consecutivo, elevando em 33 mil o número de empregados. Outros setores tiveram variação negativa de 0,9%.

O rendimento médio real de outubro apresentou, para os ocupados e para os assalariados, variação positiva de 1,2% e 1,5% respectivamente, interrompendo o comportamento desfavorável observado nos meses anteriores. Em termos monetários, esses rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.026 para os ocupados e a R$ 1.035 para os assalariados.

Voltar pro topo