Deputados aprovam Piso Regional em 7,1%
Régis Araújo

Salário mínimo regional para empregados do comércio em geral e empregados de agentes autônomos do comércio passa de R$ 499,40 para R$ 534,85. O aumento deve-se à aprovação da proposta negociada entre centrais sindicais, governo do Estado e entidades patronais, aprovada na terça-feira (9), na Assembléia Legislativa.

Salário mínimo regional para empregados do comércio em geral e empregados de agentes autônomos do comércio passa de R$ 499,40 para R$ 534,85. O aumento deve-se à aprovação da proposta negociada entre centrais sindicais, governo do Estado e entidades patronais, aprovada na terça-feira (9), na Assembléia Legislativa.

As centrais sindicais defendiam um percentual de 12%, enquanto representantes empresariais se alinharam à proposta do governo estadual, em torno de 5%. Nas negociações, a Força Sindical RS, entidade na qual o SINDEC é filiado, tentou fechar o aumento em 9%, "uma forma de entrar no consenso, mas sem prejudicar o trabalhador", argumentou Luís Carlos Barbosa, diretor do SINDEC, que intermediou as negociações representando a entidade durante o dia todo no Parlamento Gaúcho.

O presidente da Força Sindical RS, Clàudio Janta, que participava de um debate sobre o comércio em São Gabriel, lamentou a falta de sensibilidade dos poderes Executivo e Legislativo em relação aos trabalhadores. "O salário mínimo regional não pode servir de palanque. Vamos lutar por uma política de longo prazo para o piso. Foi perdida uma oportunidade de revitalizar a economia em crise", declarou.