Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho do Sindec age na solução e prevenção de problemas de funcionários

O setor fiscaliza estabelecimentos comerciais para a verificação das condições dos locais onde os trabalhadores realizam o ofício.

O Sindec/Porto Alegre conta com equipe especializada para atender ao associado no Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho. O setor fiscaliza estabelecimentos comerciais para a verificação das condições dos locais habitados pelos trabalhadores em seu ofício.

Os problemas que atingem a saúde dos trabalhadores mais comuns neste período do ano decorrem das altas temperaturas. Dentre eles estão dores de cabeça, alteração da pressão arterial, disenterias por causa da água e o aparecimento de insetos nos locais de serviço.

Durante o ano realizamos campanhas para conscientizar empresários a fim de que mantenham os ambientes de trabalho saudáveis. Nesse sentido, o sindicato busca mostrar que com pequenos cuidados todos saem ganhando, uma vez que o cuidado com a saúde dos trabalhadores diminui os absentismos dentro das empresas, desonerando custos do governo com a Previdência Social, além de diminuir auxílios doença.

As ações tendo em vista o bem estar do trabalhador estão de acordo com a Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, que trata das Normas Regulamentadoras a serem seguidas pelas empresas. O Sindec conta com uma política de parceria junto ao empresariado a fim de que ajam na prevenção de problemas dos funcionários e cumpram com as normas de segurança estabelecidas, colaborando através do Departamento de Segurança do Trabalho na criação de novas Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e na eleição das comissões dentro das empresas.

Além disso, realiza palestras como as da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SITAP). Desta forma, levamos a todos a conscientização de que a prevenção é a melhor solução de problemas.

O Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho fica no 5° andar do Sindec, na rua General Vitorino, 113. Fone (51) 3254-5560.