Consulta ao FGTS pela Internet vai mudar
Régis Araújo

As novas páginas do FGTS, com serviços disponíveis ao trabalhador, entraram em funcionamento no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), com novo padrão visual. A nova sistemática de consulta às informações do Fundo permite que o interessado tenha acesso on-line a todas as contas vinculadas.

As novas páginas do FGTS, com serviços disponíveis ao trabalhador, entraram em funcionamento no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), com novo padrão visual. A nova sistemática de consulta às informações do Fundo permite que o interessado tenha acesso on-line a todas as contas vinculadas, desde que essas apresentem saldo e estejam com os dados cadastrais atualizados.

A Caixa estima que, no mínimo, 34,5 milhões de trabalhadores estejam aptos à utilização dos serviços do FGTS na Internet. Mais de 55 milhões de contas vinculadas ? do banco de contas inativas ? poderão ser consultadas, além das 80 milhões que já podiam ser acessadas.

Os usuários terão condição de verificar, direto nos sistemas do FGTS, pela Internet, os dados de suas contas ativas, inativas e daquelas relativas aos planos econômicos, visualizando saldos atualizados em tempo real, como ocorre nas agências do banco.

A nova sistemática trará, ainda, maior facilidade na navegação. A partir de qualquer tela da aplicação, o trabalhador poderá acessar os demais serviços do FGTS, não sendo mais necessário retornar à página inicial de serviços ao cidadão, no site da CEF. A consulta conta com maior segurança, já que os serviços do FGTS ao cidadão, na Internet, passam a ter acesso exclusivo por usuários que se cadastrarem no site da CEF ? página do FGTS ? com o uso da Senha do Cidadão.

Os trabalhadores que ainda não possuem o código poderão cadastra-lo gratuitamente em qualquer agência. Para isso, basta levar a carteira de trabalho ou RG e o número do PIS/Pasep. Aos trabalhadores que já possuem o cartão, mas não cadastraram a senha, basta ir à agência com o cartão e RG ou Carteira de Trabalho e solicitar o cadastro.