Comerciários do Total ganham bolsa-auxílio para realizar curso
Régis Araújo

O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre obteve para os comerciários do Setor E do Shopping Total, o mais atingido pelo incêndio do dia 20 de julho, o direito a uma bolsa-auxílio para freqüentarem um curso do Senac até a retomada das atividades das lojas nas quais trabalham, prevista para 30 de novembro.

O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) obteve para os comerciários do Setor E do Shopping Total, o mais atingido pelo incêndio do dia 20 de julho, o direito a uma bolsa-auxílio para freqüentarem um curso do Senac até a retomada das atividades das lojas nas quais trabalham, prevista para 30 de novembro.

Nesta sexta-feira (14/09), o Sindec realizou uma assembléia para informar os cerca de 200 comerciários beneficiados sobre o funcionamento do programa. Eles tem até quarta-feira, dia 19 de setembro, para encaminhar a documentação (carteira de trabalho com a anotação do patrão sobre a suspensão do contrato de trabalho, ao três últimos contra-cheques, CPF, RG) à Delegacia Regional do Trabalho (DRT/RS) e preencher a ficha de inscrição no Bolsa-Qualificação para garantir a vaga no curso e o recebimento do benefício.

A fim de garantir o emprego dos trabalhadores desses estabelecimentos, o Sindec e a DRT/RS realizaram reuniões com a Associação dos Lojistas do Shopping Total, a Administração do Shopping e Sindilojas e chegaram a um acordo para viabilizar esse programa. O Bolsa-Qualificação será financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e, em vez de demitidos, os trabalhadores terão seus contratos de trabalho suspensos temporariamente e receberão uma bolsa que varia de um salário-mínimo nacional a R$ 710,00 (conforme as regras do seguro-desemprego).

O curso será executado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), terá carga horária de 100 horas e duração de três meses. A sua grade curricular foi construída conforme a necessidade desses trabalhadores e lojistas.

Os funcionários que já tiveram seus contratos de trabalho rescindidos terão direito ao curso, embora sem o recebimento da bolsa-auxílio. Estes devem se dirigir à sala no Sindec no Shopping Total (na Administração), das 9h30min às 18h para obterem o credenciamento do curso junto ao Senac. Quaisquer informações pelos telefones 3254.5533 (Sindec) e 3018.7831 (Shopping Total).