Aposentados poderão ter aumento maior em 2009
Régis Araújo

O Senado aprovou esta semana projeto que estende a aposentados e pensionistas da Previdência os reajustes do salário mínimo. A proposta previa apenas a reposição da inflação anual medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes, mas emenda do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, estendeu o benefício aos aposentados.

O projeto ainda deve ser apreciado pela Câmara, mas já conta com apoio de segmentos da sociedade. A Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Anfip) manifestou apoio ao projeto e disse que fará amplo trabalho na Câmara para que a iniciativa de Paulo Paim encontre respaldo e apoio para aprovação, segundo informa a gaúcha do Conselho de Representantes da entidade, Dulce Lima.

Caso passe na Câmara e seja sancionado pelo presidente Lula, no dia 1º de fevereiro de 2009 o salário mínimo e as aposentadorias receberão a inflação acumulada pelo IPCA acrescida de aumento de 5,4%, alta registrada do PIB em 2007. ?A aprovação do projeto na Câmara significará grande avanço. Depois disso, o presidente não terá como não sancionar. Os recursos serão encontrados, assim como vem ocorrendo com outras rubricas. Além disso, o trabalho dos auditores está em alta e vem garantindo sucessivos recordes de arrecadação.?