Agenda Hemisférica do Trabalho Decente em debate nas Américas
Régis Araújo

O Trabalho Decente foi um dos temas em debate na Primeira Reunião dos Grupos de Trabalho da XV Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, ocorrida entre 15 e 17 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.

O Presidente do Sindec e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, juntamente com o assessor técnico Sílvio Carneiro, representando a Comissão Executiva Permanente do Conselho Sindical de Assessoramento Técnico (Cosate), reafirmou a importância da Agenda Hemisférica do Trabalho Decente e necessidade do diálogo social como forma de garantir a democracia. ?O diálogo social entre trabalhadores, empresários e governo é fundamental para instituir o trabalho decente em nossos países?, observou.

Esta foi a primeira vez, depois de inserida a cláusula do trabalho decente na Convenção Coletiva do Sindec, que países americanos levaram o tema a debate. Neco sente-se satisfeito pelo pioneirismo da ação, mas acredita que para garantir o trabalho decente são necessárias ações conjuntas. ?É importante que os Ministérios do Trabalho sejam fortalecidos, e tenham suporte técnico e financeiro que viabilize ações nesse sentido.? Para ele, a lei também deve ser reformulada. ?É preciso instituir uma legislação trabalhista forte que defenda os direitos dos trabalhadores.?