8 mil trabalhadores gaúchos serão qualificados em 2009
Régis Araújo

Em parceria com a indústria e o comércio, o governo do Estado anunciou ontem que serão investidos pelo menos R$ 6 milhões em qualificação profissional em 2009. As inscrições e o detalhamento dos cursos estão previstos para fevereiro.

Em parceria com a indústria e o comércio, o governo do Estado anunciou ontem que serão investidos pelo menos R$ 6 milhões em qualificação profissional em 2009. As inscrições e o detalhamento dos cursos estão previstos para fevereiro. Devem ser oferecidas 8 mil vagas em diferentes treinamentos.

O anúncio foi feito ontem na apresentação do Mapa do Trabalho, levantamento realizado para articular políticas públicas para atender prioritariamente a jovens, mulheres, deficientes, idosos, índios, negros e população carcerária.

? Em média, serão cursos de 200 horas, padrão que se exige para uma qualificação ? afirmou o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.

Com base nos resultados, as qualificações serão focadas por área, setores e funções. A origem do projeto é trabalhar a qualificação dentro das características e dos setores econômicos mais importantes de cada região.

O compromisso foi firmado entre a secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Sistema Fiergs, o Serviço Nacional do Comércio e o Centro de Integração Empresa-Escola. O projeto, porém, ainda precisa ser adequado ao novo cenário econômico.

? Vamos usar o Mapa para ver onde estarão os empregos e em que quantidade ? acrescentou Schüler.

Voltar pro topo