1º de Maio - Animação do público durante shows no Marinha marca Dia do Trabalhador

Diretores e presidente do Sindec-POA dançaram ao som das apresentações. Evento durou mais de quatro horas e reuniu cerca de 20 mil pessoas no Parque Marinha do Brasil.

O Parque Marinha do Brasil serviu de cenário para uma tarde de muita diversão em homenagem do 1° de Maio, Dia do Trabalhador. Numa tarde em que o sol teimou em aparecer, muitas pessoas dançaram e interagiram sob o comando, especialmente, da dupla FatDuo que abriu os trabalhos por volta das 13h. O diretor do Sindec-POA e da Força Sindical-RS Luís Carlos Barbosa saudou os presentes e deu as boas vindas ao dia dos trabalhadores, destacando a luta de todos pela qualificação profissional, especialmente neste período preparatório à Copa do Mundo, em que muitas lideranças políticas estão confundindo falta de qualificação com ausência de qualificação, o que não é verdade. Os trabalhadores no mercado de trabalho estão qualificados, o que falta são políticas públicas responsáveis que ampliem o processo de inserção e melhora da capacitação dos novos profissionais.

"Nesse 1º de Maio, novamente a Força Sindical trouxe a Porto Alegre diversos shows para presentear os trabalhadores e a sua família. Um domingo lindo, com o tempo maravilhoso, não choveu, e pode se ter todas as oportunidades fazer a apresentação, Tributo a Tim Maia, FatDuo, Se Ativa e depois, Tchê Guri. E nós temos a certeza que fomos coroado com um grande show e que todos que compareceram saíram satisfeitos com essas apresentaçõe", afirmou Barbosa.

Diversas banderias da Força compuseram o clima do local, que ficou muito bonito, repleto de balões, público e bandas. Logo depois da fala de Barbosa, o palco recebeu o show do grupo Se Ativa que animou a tarde com seu pagode. Depois foi a vez de Tributo a Tim Maia, que embalou a galera ao som dos grandes hits do saudoso cantor.

Por volta das 15h, a dupla FatDuo voltou ao palco para a chegada do presidente da central e secretário executivo do Sindec-POA, Clàudio Janta, que vinha de uma maratona de visitas a festas de categorias ligadas à Força Sindical-RS. A dupla ousou de seu tradicional humor, juntamente com Janta, e os três realizaram diversas brincadeiras e deram um tom lúdico para explicar a importância do dia de hoje.

"Nossa luta é longa, mas é uma luta que com certeza alcançaremos os nossos objetivos, que é a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, e principalmente a qualificação dos trabalhadores. Já obtivemos grandes vitórias aí. Estamos levando aos trabalhadores uma das coisas às quais não têm acesso ainda. Fizemos eventos em Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Estrela, Guaíba", disse Janta.

O grupo Tchê Guri encerrou a tarde cantando seus sucessos e promovendo em algumas músicas um baile a céu aberto. O ventinho frio não espantou os trabalhadores, crianças, jovens e todos que apareceram no Marinha para prestigiar uma boa música, tomar chimarrão e se divertir.

O final do evento teve a tradicional fotografia de toda a equipe da Força Sindical-RS. As festas de Alvorada e Canoas também reuniram grande público.