Sindicato pede apoio do parlamento para valorizar o Piso Regional
Régis Araújo

Segundo o diretor do Sindec, Clàudio Correa, ?seria necessário um reajuste de 24% no mínimo para recompor o valor original, de 1,28 do mínimo nacional, na faixa I do Piso Estadual. Nosso Estado sempre foi referência para a criação de pisos regionais, mas com o passar do tempo o nosso valor está cada vez mais desvalorizado, se comparado os salários de quem nos tinha como modelo?, salientou.

A Força Sindical e demais centrais sindicais do Estado entregaram ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan, uma pauta de reivindicações sobre o piso salarial regional 2009.

O presidente do parlamento ressaltou que a Assembléia é o espaço adequado para tratar de pautas como essa. E que a instituição levantará os debates em favor dos trabalhadores.

**Pauta

**Entre os itens encaminhados no documento entregue à presidência, está a solicitação de alteração do enquadramento da categoria dos empregados na indústria da alimentação, saúde, comerciários, calçado e vestuário, indústria extrativa, do ramo mobiliário, construção civil, hotéis e restaurantes. Solicitam a inclusão de determinadas categorias em faixas salariais diferentes, a criação de um fórum permanente de negociação, com iniciativa do Governo do Estado, e a antecipação da data-base para 1º de janeiro.

No documento, as centrais sindicais lembram que o Governo Federal construiu, em 2006, em conjunto com os sindicatos, "uma política permanente de valorização do salário mínimo nacional, que resultou significativos ganhos percentuais, até 2010".

*Danielle Almeida

Assessoria de Comunicação do Sindec*