
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Nesta segunda-feira (20), trabalhadores, moradores e comerciantes se reuniram nas esquinas das Ruas General Vitorino e Dr. Flores, no centro da capital, em forma de protesto para exigir o imediato religamento da energia elétrica nas ruas que não sofreram danos com o alagamento. Desde o dia 4 de maio, a energia foi desligada como medida de precaução devido às inundações, mas agora, a ausência de luz está causando prejuízos significativos e desnecessários.
Presidente da Força Sindical-RS, Claudio Janta, expressou a preocupação e indignação com as consequências que já estão sendo sofridas no centro.
Estamos há 17 dias sem luz, perdemos tudo o que temos na geladeira e não só isso, perdemos dignidade. Não pode uma cidade querer ser moderna e não se preparar para eventos como esse que tivemos. O centro há noite é algo extremamente perigoso. Nós queremos e precisamos continuar produzindo. A Equatorial não tem capacidade de gerenciar a luz no RS. Se o governo tivesse a capacidade de fazer o bem para o povo, já tinha rompido esse contrato", enfatizou.
Nilton Neco, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, entidade que também está sendo afetada com o corte da energia, destacou que a mobilização não invalida a solidariedade e o apoio aos comerciantes e moradores das áreas diretamente afetadas pelo alagamento.
A comunidade do centro de Porto Alegre se mantém unida e engajada em ações de auxílio aos que mais precisam. No entanto, os habitantes das áreas não alagadas precisam de uma solução imediata para evitar mais danos e permitir a retomada de suas atividades, para que possamos minimizar os prejuízos e começar a recuperação econômica e social o mais rápido possível", concluiu.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.