Líderes sindicais fortalecem protagonismo na política internacional
por Gabriella Oliveira | Os sindicalistas avaliaram positiva e muito importante a participação da Central nos resultados da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT.
Dirigentes da Força Sindical se reuniram, na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Força Sindical para debater e avaliar a política internacional e a participação da Central nos eventos internacionais que já aconteceram e aqueles que estão programados para o segundo semestre de 2023.
Entre os dias 21 e 23 de junho a Força Sindical esteve representada no Encontro Internacional do Grupo dos Trabalhadores do L20 - Labor 20, realizado na Cidade de Patna, Bihar, Índia. Com participação ativa, a delegação da Força Sindical debateu as diversas mesas de trabalho e intercâmbios realizados durante os três dias de debates.
Os dirigentes também conversaram sobre a participação na 111ª Conferência Internacional do Trabalho, na OIT – Genebra/Suíça em defesa do fortalecimento da negociação coletiva, a retomada do diálogo social do Brasil, a importância da unidade de ação das centrais sindicais brasileiras.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, defende que a Central fortaleça ainda mais seu protagonismo nos debates internacionais e a participação nos eventos. "Hoje falam os muito sobre as ações e estratégias de política internacional da nossa Central e participação nos encontros internacionais que serão realizado no segundo semestre, entre os quais o Brics Sindical, em setembro na África do Sul e o encontro da CSPLP - Comunidade Sindical de Países da Língua Portuguesa, em Guiné Bissau.
Nilton Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, destaca que a Central sempre esteve nos principais debates internacionais na busca por melhores condições para os trabalhadores do mundo todo promovendo encontros bilaterais e tendo forte representatividade em encontros internacionais. "Atualmente, os processos de negociação, especialmente nas grandes empresas, acontecem levando em consideração o processo de globalização. Por isso, é importante fortalecer as negociações coletivas e a troca de experiências entre as entidades internacionais", ressalta Neco.
Participaram do encontro o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; o secretário-geral, João Carlos Gonçalves (Juruna); o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco; o secretário de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos Silva e o Assessor Internacional, Ortélio Palácios.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.