Líderes sindicais fortalecem protagonismo na política internacional
por Gabriella Oliveira | Os sindicalistas avaliaram positiva e muito importante a participação da Central nos resultados da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT.
Dirigentes da Força Sindical se reuniram, na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Força Sindical para debater e avaliar a política internacional e a participação da Central nos eventos internacionais que já aconteceram e aqueles que estão programados para o segundo semestre de 2023.
Entre os dias 21 e 23 de junho a Força Sindical esteve representada no Encontro Internacional do Grupo dos Trabalhadores do L20 - Labor 20, realizado na Cidade de Patna, Bihar, Índia. Com participação ativa, a delegação da Força Sindical debateu as diversas mesas de trabalho e intercâmbios realizados durante os três dias de debates.
Os dirigentes também conversaram sobre a participação na 111ª Conferência Internacional do Trabalho, na OIT – Genebra/Suíça em defesa do fortalecimento da negociação coletiva, a retomada do diálogo social do Brasil, a importância da unidade de ação das centrais sindicais brasileiras.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, defende que a Central fortaleça ainda mais seu protagonismo nos debates internacionais e a participação nos eventos. "Hoje falam os muito sobre as ações e estratégias de política internacional da nossa Central e participação nos encontros internacionais que serão realizado no segundo semestre, entre os quais o Brics Sindical, em setembro na África do Sul e o encontro da CSPLP - Comunidade Sindical de Países da Língua Portuguesa, em Guiné Bissau.
Nilton Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, destaca que a Central sempre esteve nos principais debates internacionais na busca por melhores condições para os trabalhadores do mundo todo promovendo encontros bilaterais e tendo forte representatividade em encontros internacionais. "Atualmente, os processos de negociação, especialmente nas grandes empresas, acontecem levando em consideração o processo de globalização. Por isso, é importante fortalecer as negociações coletivas e a troca de experiências entre as entidades internacionais", ressalta Neco.
Participaram do encontro o presidente da Força Sindical, Miguel Torres; o secretário-geral, João Carlos Gonçalves (Juruna); o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco; o secretário de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos Silva e o Assessor Internacional, Ortélio Palácios.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.