
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Nesta quarta-feira (05) o Rio Grande do Sul sedia a reunião da executiva nacional da Força Sindical Brasil. O encontro acontece de forma híbrida, reunindo online os dirigentes de diferentes localidades do país e presencialmente na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, contando com a Presença do Presidente Nacional Miguel Torres, Presidente Estadual Claudio Janta e Presidente do Sindec e Secretário de Relações Internacionais da Central, Nilton Neco.
Na abertura da reunião Miguel expressou todo o apoio ao povo gaúcho e reforçou as ações da Central em prol do Estado. Na última terça-feira (4) um caminhão com doações foi entregue ao Sindicato dos Metalúrgicos de Estrela, presidido por Nilton César França Eleuthério, que fará a distribuição às pessoas mais necessitadas. O presidente Miguel Torres foi pessoalmente à cidade ajudar no descarregamento dos produtos e conversou com os dirigentes sindicais e moradores sobre a situação atual.
O Presidente da Força Sindical-RS, Claudio Janta, se emocionou ao agradecer a mobilização do Movimento Sindical e cada doação que representa muito para o Estado diante de uma situação jamais imaginada.
Nós precisamos de políticas efetivas, lembrando que a maior responsabilidade agora é da União. Ainda temos empresas alagadas, que perderam todo o seu estoque, que não podem reabrir, não dá para esperar o desemprego em massa chegar", enfatizou Janta.
O Presidente do Sindec salientou que o sindicato está fazendo um trabalho sério com as doações recebidas da Central e irá prestar conta de todas as ações. Também alertou para a quantidade alarmante de empresas afetadas e as graves consequências.
Agora o Estado começa uma nova fase, a de reconstrução. E o que estamos vendo até o momento é a inércia e lentidão do Governo em tomar ações efetivas. O que precisamos agora é de dinheiro novo para a recuperação, e não de medidas paliativas que utilizam o próprio dinheiro do trabalhador para tapar o buraco. E como vai ficar lá na frente quando o trabalhador precisar desse dinheiro?", questionou Neco se referindo a medidas como a liberação emergencial do FGTS.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.