Sindicalistas aprovam mínimo de R$ 507 para 2010
Régis Araújo

A Força Sindical recebeu com otimismo o possível aumento de 8,9% no salário mínimo ? dos atuais R$ 465,00 para R$ 507,00 ? previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010, aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada. O reajuste leva em consideração a inflação acumulada e o crescimento do PIB de 2008.

Segundo o secretário-geral da Central, João Carlos Gonçalves (Juruna), o reajuste segue o acordo feito entre as Centrais Sindicais e o governo, que estabelece que os reajustes do mínimo também devem levar em conta o crescimento do PIB.

?O aumento traz benefícios à população. É uma grande vantagem, pois isso melhora a condição econômica do País?, afirma Juruna, lembrando que o crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros colaborou com a recuperação da economia frente à crise.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força, João Batista Inocentini, a mudança é fruto das lutas dos trabalhadores. ?Ainda é pouco, mas já melhora a vida. Cerca de 18 milhões de aposentados recebem o salário-mínimo e serão beneficiados?, diz.

Dieese - A Força Sindical considera, entretanto, que o valor do novo mínimo ainda está longe do ideal. Segundo estudo do Dieese, divulgado no último dia 6, para atender as necessidades básicas das famílias brasileiras o salário mínimo deveria ser de R$ 2.046,99.

Fonte: www.fsindical.org.br