Sindec prestigia lançamento da Linha Pequena Empresa

Assinatura de convênio foi diante do Chalé da Praça XV.

O Sindec, na pessoa do diretor Vladir Lima, prestigiou a assinatura do convênio entre prefeitura e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que viabiliza a Linha Pequena Empresa, que – a partir de abril, até dezembro – percorrerá 37 bairros da capital gaúcha. O ato teve lugar no Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, na manhã hoje, diante do prédio do Chalé da Praça XV.

A parceria envolveu secretarias e autarquias da prefeirura – como Companhia Carris e Procempa – que montaram um ônibus especialmente adaptado para que os técnicos do Sebrae instrumentalizem pequenos empreendedores. A unidade móvel do empreendedorismo é um escritório “on-line” dotado de auditório para doze pessoas “para que o medo da formalidade possa dar lugar à informação”, conforme destacou o presidente do Sebrae-RS, Vitor Augusto Koch.

Ao ressaltar a transversalidade existente na administração pública - que permite a interação entre diferentes setores da prefeitura – o prefeito José Fortunati definiu a criação da Linha Pequena Empresa como “uma forma de tratar diferentemente os diferentes”, apontando que entre pequenos e grandes não há somente o diferencial da logística, “mas também do conhecimento de regras e dificuldades”, no que a iniciativa poderá intervir, disse.

O sindicalista Valdir Lima, do Sindec, aplaude a providência por ver nela a direção da formalidade que tanto interessa aos trabalhadores e dá ao trabalho uma perspectiva social, com base no planejamento e numa visão de futuro.

Falando em nome do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Daniela Sando saudou a medida em prol da formalização em Porto Alegre. Para a economista, no âmbito do projeto "Reduzir a Informalidade por meio do Diálogo Social", em que SINDEC, DIEESE, SEBRAE E SMIC fazem parte reforçamos a importância de iniciativas como essa com a mobilização e atuação da rede local de atores.

O titular da Secretaria da Indústria e Comércio (Smic) Valter Naigelstein, assinalou o pioneirismo da ação e a confiança de que ela ajude a extrair da informalidade os pequenos empreendedores.

O ônibus contará com um técnico de cada entidade à disposição do público para prestar serviços de orientação sobre gestão empresarial, formalização de pequenos negócios, microcrédito, alvarás e licenças municipais, além de pequenas assessorias em grupos e a possibilidade de concretizar, no local, a formalização como Empreendedor Individual (EI).