Sindec-POA integra reunião com a Paquetá na DRT/RS; Valor dos calçados de uniforme era cobrado dos funcionários
Jousi Quevedo

o encontro, ficou decidido que a Paquetá terá que cumprir determinações ergônomicas e respeitar a cláusula 64 da Convenção Coletiva 2010/2011, que só vem sendo cumprida em parte pelo estabelecimento.

O Sindec-POA participou de reunião na Superintendência Regional da Delegacia do Trabalho (DRT/RS), semana passada, com trabalhadores e representantes das Lojas Paquetá para tratar das condições de trabalho dos funcionários. No encontro, ficou decidido que a Paquetá terá que cumprir determinações ergônomicas e respeitar a cláusula 64 da Convenção Coletiva 2010/2011, que só vem sendo cumprida em parte pelo estabelecimento.

A cláusula 64 estabelece que a empresa deve fornecer uniforme e calçados para os funcionários sem ônus algum aos trabalhadores. No caso da Paquetá, as lojas exigem o uso de calçados específicos e vendem os artigos com um desconto mascarado de 40% aos funcionários, o que é proibido pela convenção.

Sobre as condições ergônomicas, o auditor fiscal de trabalho alertou que o exercício de atividades para as quais o empregado não foi habilitado será objeto de autuação se não haver mudanças.

Os setores de Fiscalização, Diretoria e Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho do Sindec-POA estão acompanhando a situação. As lojas têm 90 dias para  cumprir a determinação do uniforme e das mudanças ergônomicas de todas as lojas e centro de distribuição, bem como a apresentação do plano de armazenagem e movimentação de mercadorias nos centros de distribuição.

Voltar pro topo