por Jousi Quevedo | Entidade inaugura novas instalações nesta segunda-feira, 16h, com presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, deputados e vereadores.
O Sindicado dos Comerciários de Porto Alegre inaugura novas instalações nesta segunda-feira (15/08), 16 horas, na sede da entidade, rua Gal. Vitorino, 113. Entre as novidades estão um Cyber Café Sindec Digital e toalete para portadores de necessidades especiais, no andar térreo, um moderno refeitório com área de descanso e lazer e a nova secretaria de atendimento à categoria. A inauguração contará com a presença do prefeito José Fortunati, entre outras autoridades.
As novas instalações integram a política de modernização da entidade dos comerciários, antecipando-se à tendência de revitalização do Centro de Porto Alegre. Também faz parte da orientação das ações sindicais e sociais articuladas com a comemoração dos 80 anos do Sindec, em 10 de julho de 2012. "Vamos fazer do Sindec a verdadeira casa dos comerciários, um espaço capaz de atender a todas as suas necessidades", diz Nilton Neco, presidente da entidade.
O refeitório, localizado no oitavo andar, tem mobiliário adequado, com microondas e fogões, além de área de descanso com computadores e televisão. As mudanças na sede da entidade, que continuarão sendo executadas ao longo do ano, incluem adaptação dos elevadores às normas de acessibilidade.
Sob o lema "Sindec em Ação", o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre vem promovendo um reposicionamento da entidade no cenário sindical local, estadual e nacional, buscando integrar-se à política do Trabalho Decente, OIT. "Um sindicato deve avançar além da luta unicamente sindical, afirmando seu papel de interlocutor dos trabalhadores em todos os aspectos da vida e da sociedade", diz Clàudio Janta, secretário geral da entidade e presidente da Força Sindical. "O Sindec é atualmente uma entidade de referência não apenas para a Força Sindical, mas para os trabalhadores gaúchos e brasileiros", diz ele.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.