Sindec-POA inaugura novas instalações e aumenta a qualidade do atendimento ao associado

A busca constante pela excelência no atendimento. Por isso o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre vem melhorando a cada nova instalação para atender ao associado.

Com essa meta posta em prática, a diretoria do Sindec-POA inaugurou, na tarde desta segunda-feira (15/08), novas instalações no térreo e no oitavo andar da entidade. As novidades incluem o Cyber Café Sindec Digital, banheiro para PPDs e secretaria novos; cozinha e refeitório, lounge, televisores e ar condicionado. Trabalhadores e autoridades sociais e políticas prestigiaram a solenidade de inauguração.

O prefeito José Fortunati; o deputado estadual Cassiá Carpes, representante da Assembleia Legislativa; e o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielochow foram as ilustres presenças na hora em que o presidente do sindicato, Nilton Neco, cortou a faixa de abertura, junto com o secretário-geral, Clàudio Janta.

Neco agradeceu a presença de todos afirmando que foi o compartilhamento de uma conquista a entrega do novo espaço para a categoria. "Nosso Cyber Café, o Sindec Digital, é o lugar onde o trabalhador poderá ter acesso à internet, podendo no seu intervalo de almoço ou lanche utilizar para acessar email e rede gratuitamente", disse.

Disse ainda que a melhora no espaço interno da secretaria deixou o local mais arejado, propiciando conforto ao comerciário que quer saber sobre sua situação ou se associar ao sindicato. "É um espaço mais aprazível para receber a categoria", destacou.

No oitavo andar, a ideia, segundo Neco, foi constituir um espaço mais amplo para o comerciário cuja empresa é pequena e não conta com refeitório, especialmente quem trabalha no Centro, para almoçar e descansar no sindicato.

Essas ações integram o processo de inovação da sede e da estrutura do sindicato. Há também um novo layout na entrada do sindicato indicando ao associado as localizações. "O Sindec em ação é isso: a busca pelo melhor atendimento ao comerciário (a)", completou.

O prefeito José Fortunati, em seu discurso, afirmou que se sente em casa quando está no Sindec.  "Como minha base veio do movimento sindical, sei a importância deste movimento na defesa não somente da categoria, mas na defesa de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais humana. Felizmente, há muitos anos os sindicatos conseguiram romper com aquela visão mais corporativa, no mau sentido, de olhar somente para o seu umbigo. Naturalmente sabemos que é justo e legítimo que o sindicato tenha que lutar pelos interesses de sua categoria. Mas o sindicato que não compreende que sua categoria deve ser vista de uma forma ampla - com seus familiares em vivência na sua cidade e com inter-relações muito fortes- não compreende a essência do trabalhador. Olha o trabalhador apenas como empregado e o trabalhador é mais do que isso", definiu o prefeito. E complementou: "Parabéns ao comerciário e parabéns a toda a população que ganha com o novo espaço muito qualificado na cidade de Porto Alegre".

Cláudio Janta, secretário geral do Sindec e presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos,  parabenizou a diretoria, mesmo que faça parte, ressalvou, mas destacou que trouxe o abraço dos 116 sindicatos filiados à Força Sindical-RS em todo o RS. "Nos sentimos orgulhosos de ver os trabalhadores tendo um espaço para descanso, para se atualizar e se informar. Vida longa ao Sindec, vida longa à direção do sindicato e que esse espaço seja ampliado sempre", festejou.

O presidente do Sindilojas e vice-presidente do Sistema Fecomércio, Ronaldo Sielochow, transmitiu o abraço do presidente da Fecomércio, Zildo de Marchi, e saudou aos sindicalistas, deputados, vereadores e os comerciários em especial. "Essa evolução é uma vitória muito grande. Proporcionar inclusão digital ao comerciário com instalações adequadas nos orgulha muito, ainda mais em ser parceiro do Sindec", ressaltou.

O padre Irio Pezzini, do Santuário Mãe de Deus, da Glória, deu a sua bênção ao sindicato pouco antes da faixa ser cerrada, ação que se seguiu em bençãos a todos os novos espaços. "Saudamos e abençoamos todas as pessoa presentes nesta celebração de alegria. Estudando latim outro dia aprendi que a palavra 'sin' quer dizer 'com', que está ligada com 'união', daí vem simpatia, união de entendimentos de entidades; sincronia, união do tempo; sindicato, união de pessoas, grupos. Então este é o lugar em que existe simpatia, existe união, existe fraternidade e aqui está a presença de Deus, e onde existe Deus existe paz, alegria e esperança", disse o padre Irio em sua bênção.

Estiveram presentes ainda representantes do Sindicato dos Comerciários de Alvorada e de Guaíba; Antônio Cruz, do gabiente do deputado estadual Álvaro Boésio; Athayde Ramos de Oliveira, do gabinete do deputado estadual Raul Carrion; Saul Neetzow, representante de José Aristides, do Grande Oriente do RS; José Brum, da Grande Loja Maçônica; Lélio Falcão, presidente da Força Verde; Sirlei Feijó, representante da Associação dos Defensores Públicos do RS; vereador Luiz Braz; Jacira Moreira de Oliveira, da Seção de Mediação da Superintendência Regional do Trabalho; Elisangêla Catani, chefe de Homologação da Delegacia Regional do Trabalho; Valéria Almeida, chefe da Divisão de Atendimento do Trabalhador do Ministério do Trabalho e Emprego; vereador Reginaldo Pujol; Alessandro Medeiros, vice-presidente da UEE; secretário municipal da SMIC, Valter Nagelstein; Lúcia Kopitke, representante do Instituto dos Advogados; Maria Helena Camargo Dornelles, representante da OAB/RS; secretário municipal do Planejamento, Márcio Bins Ely; presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metal Mecânica de Estrela, Danilo Gherardt; e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí.