Sindec participa do III Congresso da Fetracos, discutindo a conjuntura política e econômica do Brasil

Congresso reúne sindicatos filiados de todo o Rio Grande do Sul para definir os rumos da Federação.

Delegados dos sindicatos de comerciários de todo o Estado estão reunidos em Bento Gonçalves para debater os rumos da Federação dos Comerciários do RS. O III Congresso Estadual da Fetracos iniciou nesta terça-feira no centro de eventos do Hotel Villa Michelon.

A mesa composta pelo secretário geral do Sindec-POA e presidente da Fetracos Clàudio Janta, a secretária Geral Ivone Simas e o tesoureiro José Luiz Porto Ferreira, abriu o primeiro ciclo de debates, cujo tema central foi “A conjuntura Política e Econômica do Brasil e os Desafios da Reforma Fiscal”.

• Esse Congresso chegou em um momento de extrema importância para o movimento sindical, como forma de discussão para o avanço na defesa dos direitos dos trabalhadores e das bandeiras de lutas que estamos encaminhando - reforça o presidente Clàudio Janta, que também defendeu a importância fundamental da contribuição sindical.

• O movimento volta a se reorganizar combatendo o Imposto Sindical. Única garantia que a justiça não consegue interferir porque está na lei. Agora tem pessoas querendo destruir todas as conquistas que garantimos. Uma força mínima quer acabar com tudo isso e enfraquecer o movimento sindical – ressalta.

Para Janta, sem o Imposto Sindical não seria possível estar todos reunidos para debater os direitos dos trabalhadores. “Quem deve garantir que estejamos aqui são os trabalhadores. É demagogia dizer devemos discutir o Imposto Sindical. Temos que discutir o imposto de renda. Porque pagamos o mesmo preço no arroz e no feijão que os milionários brasileiros pagam?”.

O primeiro painel contou com a palestra do ex-governador do RS, Germano Rigotto, sobre economia para o grupo de líderes sindicais, seguido pelo painel com participação do Secretário Estadual do Trabalho, Augusto Lara. O segundo dia segue com plenária de trabalho do Dieese e formação de Grupos de Trabalho para a formulação de proposições para a Federação.

Texto: Ligiane Brondani

Fotos: Cintia Rodrigues