Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Vigilantes sindicalistas de todo o Estado participaram do primeiro painel do XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Segurança Privada do RS nesta quinta-feira, dia 22, realizado em Passo Fundo.
Estiveram presentes profissionais das seguintes cidades: Rio Grande, Pelotas, Ijuí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul.
Para tratar da "Análise Conjuntural", o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, iniciou sua fala fazendo uma apreciação sobre os três eixos de responsabilidade do Governo: saúde, educação e segurança pública.
O desafio de melhorar a empregabilidade e de preparar as pessoas para o mercado de trabalho também foram destaques na palestra de Janta, que reforçou, mais uma vez, o problema da automação na profissão de vigilante.
A automação está chegando em todos os setores. Os empregos estão sendo gerados mas estão discriminando mais. Para qualquer curso do Governo Federal exigem 2º grau completo. Defendemos que a verba tem que vir para o Estado, direcionado a várias camadas de renda, e assim preparar as pessoas para o mercado de trabalho – disse.
Para o sindicalista, "estamos passando por um momento de crescimento, mas temos que crescer socialmente, questionar e participar mais" e estimulou os sindicalistas a participarem das Comissões Municipais. "Quando vocês se furtam disso, estão se privando de resolver o problema do trabalhador, que não é só salário".
O painel encerrou com perguntas e comentários do público e após, Clàudio Janta recebeu o certificado de participação como palestrante do evento.
Texto: Ligiane Brondani
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.