Seminários da área sindical.

Navegação principal do site

Clàudio Janta enfoca empregabilidade e qualificação durante palestra no Congresso dos Vigilantes

por |
O secretário-geral Clàudio Janta palestrou no primeiro painel do o XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Segurança Privada do RS, realizado em Passo Fundo.

Vigilantes sindicalistas de todo o Estado participaram do primeiro painel do XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Segurança Privada do RS nesta quinta-feira, dia 22, realizado em Passo Fundo.

Estiveram presentes profissionais das seguintes cidades: Rio Grande, Pelotas, Ijuí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Caxias do Sul.

Para tratar da "Análise Conjuntural", o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, iniciou sua fala fazendo uma apreciação sobre os três eixos de responsabilidade do Governo: saúde, educação e segurança pública.

O desafio de melhorar a empregabilidade e de preparar as pessoas para o mercado de trabalho também foram destaques na palestra de Janta, que reforçou, mais uma vez, o problema da automação na profissão de vigilante.

A automação está chegando em todos os setores. Os empregos estão sendo gerados mas estão discriminando mais. Para qualquer curso do Governo Federal exigem 2º grau completo. Defendemos que a verba tem que vir para o Estado, direcionado a várias camadas de renda, e assim preparar as pessoas para o mercado de trabalho – disse.

Para o sindicalista, "estamos passando por um momento de crescimento, mas temos que crescer socialmente, questionar e participar mais" e estimulou os sindicalistas a participarem das Comissões Municipais. "Quando vocês se furtam disso, estão se privando de resolver o problema do trabalhador, que não é só salário".

O painel encerrou com perguntas e comentários do público e após, Clàudio Janta recebeu o certificado de participação como palestrante do evento.

Texto: Ligiane Brondani

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias