Plenárias do Congresso têm participação expressiva de sindicalistas gaúchos

Comerciários do Sindec-POA participam do 7º Congresso Nacional.

Na manhã do primeiro dia de atividade no 7º Congresso Nacional da Força Sindical, nesta terça-feira (24/7), ocorreram dois momentos importantes: o Encontro Nacional das Mulheres da Força Sindical, no auditório da Colônia de Férias do Sindicato dos Têxteis de São Paulo, e o Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador, auditório da Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos de São Paulo.

Representando a Força Sindical-RS, o diretor da Federação dos Comerciários do RS e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, Valdir Lima, integrou a mesa de debates do evento. O diretor divulgou a Convenção Inédita em Segurança e Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Farmácias e Drogarias do Rio Grande do Sul, assinada pela Federação e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no RS (Sinprofar), no dia 5 de julho.

• A convenção representa um avanço e nasce da necessidade de adequação de normas nacionais e internacionais referentes ao trabalhador. É o início de um processo novo na relação de trabalho entre o segmento – destacou o dirigente.

As sindicalistas acompanharam os debates ocorridos durante a Plenária das Mulheres, onde foram levantados temas como ocupação de espaço para as mulheres no mercado de trabalho, igualdade nos lugares de poder e a participação dentro do Movimento Sindical.

Para a presidente da Força Sindical da Bahia, Nair Goulart, é necessário incentivar mais as mulheres para estarem dentro dos setores do movimento.

A integrante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez uma apresentação que apontou o crescimento do mercado de trabalho para as mulheres e também fez uma avaliação do número de mulheres inscritas para o Congresso em cada Estado. No Rio Grande do Sul, de 120 congressistas inscritos, 28 são mulheres e 92 homens.