Força Sindical-RS convoca entidades filiadas para o 7º Congresso
por Gabriella Oliveira | O encontro reunirá dirigentes sindicais de todo o Estado e irá deliberar políticas para o Mundo do Trabalho.
O 7º Congresso da Força Sindical-RS será realizado no dia 7 de junho na sede esportiva e recreativa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) – Avenida Guaíba, 1080, bairro Ipanema.
Com enfoque no tema Garantir Conquistas, Mais Empregos, Direitos, Cidadania e Trabalho Decente, o encontro reunirá dirigentes sindicais de todo o Estado e irá deliberar políticas para o Mundo do Trabalho e novos rumos para o Movimento Sindical.
A central convoca todos os filiados no Rio Grande do Sul para participarem do evento que será considerado como etapa estadual do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, nos termos do seu Estatuto em vigor e do Regimento Interno discutir a seguinte ordem do dia:
1) A agenda programática da Central e a ação sindical para os próximos quatro anos
2) As políticas de incentivo ao crescimento da economia e ao desenvolvimento do País
3) A reforma da legislação trabalhista e da organização sindical
4) A política internacional da Força Sindical
5) As iniciativas orientadas ao fortalecimento da Força Sindical
6) A proposta de novo estatuto da Força Sindical
7) As diretrizes políticas e organizacionais específicas da Força Sindical no Rio Grande do Sul
8) Eleger e dar posse à direção estadual, à executiva estadual e ao conselho fiscal e respectivos suplentes da Força Sindical-RS para um mandato de quatro anos
9) Eleger os delegados representantes da Força Sindical-RS para o 7º Congresso Nacional da Força Sindical-RS, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, em Praia Grande/SP, até o limite máximo estabelecido pelo seu Regimento Interno.
O presidente Clàudio Janta convoca todos os trabalhadores e sindicalistas filiados à central para se unirem a este grande evento.
Novos rumos para o Movimento Sindical serão decididos no 7 º Congresso Estadual e Nacional da Força Sindical. Estão todos convidados e convocados para este momento de reflexão, momento de traçar novos rumos para a classe operária brasileira. Entre em contato com seu sindicato ou com a Força Sindical-RS e participe!", anunciou Janta.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.