
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

As etapas estaduais dos Congressos da Força Sindical encerraram no sábado (13), em Porto Alegre, quando a Central do Rio Grande do Sul elegeu a nova diretoria, reconduzindo o dirigente Clàudio Janta ao cargo de presidente.
A mesa de abertura contou com o discurso de sindicalistas que representaram as entidades filiadas à Central no rio Grande do Sul e também de dirigentes da Nacional, pautando os temas que irão nortear as ações da Central pelos próximos quatro anos.
Em seu pronunciamento, Marcelo Furtado, presidente em exercício da Central até a ocasião, agradeceu a presença dos dirigentes da Força Sindical Nacional e do Paraná que prestigiaram o Congresso e assegurou que a Central está engajada em ações que buscam barrar a tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores.
Representando as mulheres, a sindicalista Ivone Simas, que liderou a Secretaria de Políticas paras as Mulheres nos últimos quatro anos, fez um desabafo. "Nós enquanto mulheres trabalhadoras, não temos muito a festejar, já que estão tirando nossos direitos de ter um trabalho digno e também pela tentativa de esfacelamento da categoria comerciária. Mas acreditamos na Força Sindical, nos homens que dirigem essa Central, por isso pedimos que os companheiros negociem com o governo, que olhem pela classe trabalhadora e lute por ela", disse.
O vice-presidente da Força Sindical Nacional, e Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres, reiterou a importância da unidade nesse contexto de crise. "O que está acontecendo agora, não é de agora. Foi a partir de lá que vem acontecendo essa enxurrada em cima dos trabalhadores, mas que agora piorou. Por isso precisamos reagir, e essa reação está em nossas mãos", afirmou.
Na sequência, o Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, Geraldino dos Santos, fez a leitura da composição da Chapa única inscrita para o 8º Congresso. Colocada em votação, a chapa foi eleita por unanimidade e empossada. Encerrando as atividades, o Presidente eleito, Clàudio Janta, reforçou o compromisso com os trabalhadores.
Daqui por diante temos uma missão muito difícil pela frente, que precisa de muita unidade e força de todos os trabalhadores. Já enfrentamos um histórico de muitas dificuldades no movimento sindical e o que vai nos permitir enfrentar mais esse momento é nossa força e determinação. Nós sempre defendemos que os trabalhadores tem que ter melhor condições de trabalho e uma vida digna para suas famílias, mas o que se vê é a precarização. Queremos ver condições iguais em todos os setores por isso nossa luta ainda vai continuar. A nossa união vai ser a nossa grande força rumo ao 8º congresso da Força Sindical.
Autoridades que compuseram a mesa de trabalhos
Presidente da Federação dos Químicos de SP e 1º Secretário da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite ; Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, Geraldino dos Santos; Secretário de Finanças, Ademir Lauriberto Ferreira; Presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka; Diretora de Seguridade Social e Segurança do Trabalho da Fetracos-RS, Janete Porto; Presidente do Sindec-POA e Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco; Presidente do Sindnapi, João Inocentini; Secretário Adjunto de Relações Sindicais- Márcio Villalva; Secretária dos Servidores Públicos da Força Sindical-RS, Izabel Garcia; Presidente da FeSenalba/RS, Antônio Johann; Presidente me exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí; Presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Élvio de Lima e Presidente da Fenatec, Edson Feijó.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).