8º Congresso da Central no RS reforça importância da unidade do Movimento Sindical
Gabriella Oliveira
pessoas sentadas em cadeiras na quadra de um ginásio. Bandeira da Força Sindical ao fundo.

Sede esportiva e recreativa do Sindec sediou o evento

As etapas estaduais dos Congressos da Força Sindical encerraram no sábado (13), em Porto Alegre, quando a Central do Rio Grande do Sul elegeu a nova diretoria, reconduzindo o dirigente Clàudio Janta ao cargo de presidente.

A mesa de abertura contou com o discurso de sindicalistas que representaram as entidades filiadas à Central no rio Grande do Sul e também de dirigentes da Nacional, pautando os temas que irão nortear as ações da Central pelos próximos quatro anos.

Em seu pronunciamento, Marcelo Furtado, presidente em exercício da Central até a ocasião, agradeceu a presença dos dirigentes da Força Sindical Nacional e do Paraná que prestigiaram o Congresso e assegurou que a Central está engajada em ações que buscam barrar a tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores.

Representando as mulheres, a sindicalista Ivone Simas, que liderou a Secretaria de Políticas paras as Mulheres nos últimos quatro anos, fez um desabafo. “Nós enquanto mulheres trabalhadoras, não temos muito a festejar, já que estão tirando nossos direitos de ter um trabalho digno e também pela tentativa de esfacelamento da categoria comerciária. Mas acreditamos na Força Sindical, nos homens que dirigem essa Central, por isso pedimos que os companheiros negociem com o governo, que olhem pela classe trabalhadora e lute por ela”, disse.

O vice-presidente da Força Sindical Nacional, e Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres, reiterou a importância da unidade nesse contexto de crise. “O que está acontecendo agora, não é de agora. Foi a partir de lá que vem acontecendo essa enxurrada em cima dos trabalhadores, mas que agora piorou. Por isso precisamos reagir, e essa reação está em nossas mãos”, afirmou.

Na sequência, o Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, Geraldino dos Santos, fez a leitura da composição da Chapa única inscrita para o 8º Congresso. Colocada em votação, a chapa foi eleita por unanimidade e empossada. Encerrando as atividades, o Presidente eleito, Clàudio Janta, reforçou o compromisso com os trabalhadores.

“Daqui por diante temos uma missão muito difícil pela frente, que precisa de muita unidade e força de todos os trabalhadores. Já enfrentamos um histórico de muitas dificuldades no movimento sindical e o que vai nos permitir enfrentar mais esse momento é nossa força e determinação. Nós sempre defendemos que os trabalhadores tem que ter melhor condições de trabalho e uma vida digna para suas famílias, mas o que se vê é a precarização. Queremos ver condições iguais em todos os setores por isso nossa luta ainda vai continuar. A nossa união vai ser a nossa grande força rumo ao 8º congresso da Força Sindical.

Autoridades que compuseram a mesa de trabalhos

Presidente da Federação dos Químicos de SP e 1º Secretário da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite ; Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, Geraldino dos Santos; Secretário de Finanças, Ademir Lauriberto Ferreira; Presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka; Diretora de Seguridade Social e Segurança do Trabalho da Fetracos-RS, Janete Porto; Presidente do Sindec-POA e Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco; Presidente do Sindnapi, João Inocentini; Secretário Adjunto de Relações Sindicais- Márcio Villalva; Secretária dos Servidores Públicos da Força Sindical-RS, Izabel Garcia; Presidente da FeSenalba/RS, Antônio Johann; Presidente me exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí; Presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Élvio de Lima e Presidente da Fenatec, Edson Feijó.