Segue a pressão para o fim do fator previdenciário. Diretores do Sindec participam da vigília no Congresso

A Força Sindical, junto com outras centrais sindicais e entidades de aposentados continuam em vigília nesta quarta pressionando pelo fim do fator previdenciário. A mobilização em Brasília envolve sindicatos de diversas categorias, aposentados e deputados na luta por sensibilizar a Câmara a aprovar o projeto de lei que estabelece a fórmula 85/95 como substitutiva ao fator.

Foi firmado acordo na terça-feira, dia 27, entre lideranças do PDT, PR, PSC e PTB na Câmara Federal para os partidos obstruírem a pauta de votações (com exceção da Medida Provisória 583, que libera crédito para a seca do Nordeste) até o fim do ano, segundo o presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT). O objetivo é pressionar pela colocação da proposta do fim do fator previdenciário em plenário.

Um grupo de sindicalistas do Rio Grande do Sul participa das ações em Brasília, entre eles diretores e colaboradores do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre João Pereira, Leandro dos Santos e Hilza Moraes.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro, do Sindicato de Cachoeira do Sul, Roberto Lopes, do Sindicato dos Comerciários de Pelotas, Janete Porto, do Sindec Alvorada, Marco Antônio Silva, Sec Guaíba Ivone Simas e Adilson Bogorni também acompanham as mobilizações no Congresso.

A vigília dos representantes da categoria no Congresso deve continuar hoje, quando se esperava que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT), colocasse em votação a proposta. No entanto, isso dependia de acordo com as lideranças partidárias (inclusive da base do governo), que não foi alcançado ontem. O problema é a negociação com o Executivo, que resiste em concordar com o fim do fator e com o regime 85/95 (que também consta no projeto), por meio do qual há a concessão do benefício integral quando a soma de idade e tempo de contribuição chegam a 95 anos, no caso do homem, e de 85, para a mulher.

Também hoje haverá audiência pública no Senado para debater sobre a atual fórmula de cálculo e sobre o índice de aumentos dos aposentados que recebem acima de um salário-mínimo.

Fonte: Diário do Grande ABC com informações Sindec-POA