Sindec participa de solenidade de assinatura de contratos para obras com Lula
Monise Rezende

Qualificação.

Representantes do Sindec e da Força Sindical-RS participaram da solenidade de assinatura de contratos para obras de infra-estrutura no Estado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, 29 de julho, no Centro Cultural Usina do Gasômetro.

Presentes ao evento os presidentes do Sindec, Nilton Neco, da Força Sindical-RS, Valter Fabro, da Fetracos, Dionísio Mazui, o diretor da Central e Sindec Luiz Carlos Barbosa, sindicalistas filiados à Força Sindical, autoridades e lideranças comunitárias.

Para a Central, a importância das obras está na demanda de criação de postos de trabalho e oportunidade de qualificação profissional de diversos setores.

As obras anunciadas para modernização de Porto Alegre para receber a Copa do Mundo estão orçadas em R$ 480 milhões. São dez contratos do PAC Copa 2014 relativos ao Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte). “Queremos aproveitar o maior evento do país para transformar Porto Alegre, deixando um grande legado”, declarou o prefeito José Fortunati.

Durante a visita, foi lançado o edital de duplicação da BR-116 (Guaíba - Pelotas), fundamental para o escoamento da produção gaúcha. A obra é orçada em R$ 1 bilhão e tem um trajeto de 211 quilômetros. Também foi assinada a ordem de início da duplicação da BR-386, no trecho Tabaí - Estrela, com um custo de R$ 150 milhões. Esse conjunto de obras rodoviárias totaliza investimentos de mais de R$ 1,1 bilhão, de acordo com o Ministério dos Transportes.

O presidente Lula disse que é preciso atitude e ousadia para mudar o país. “Tínhamos o compromisso de não deixar o Rio Grande do Sul regredir, por isso pegamos todos os gargalos de infraestrutura para fazer”, afirmou.

Na mesma cerimônia foram assinados contratos da Caixa Econômica Federal para financiamento dos programas Pró-Transporte, Saneamento para Todos e Minha Casa, Minha Vida, que beneficiarão diversos municípios do Rio Grande do Sul.