Sindec participa de debate promovido pelo Sindifisco

Diretor Barbosa representou o Sindec-POA no Fórum Sindifisco.

Desoneração da folha de pagamento e Previdência Social foram temas de discussão em almoço no Palácio do Comércio

Representando o Sindec e a Força Sindical, o diretor Luis Carlos Barbosa participou nesta sexta-feira, 10, de evento promovido pelo Sindifisco Nacional de Porto Alegre. Estiveram reunidos vários agentes fiscais e representantes de demais órgãos na sede da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), recepcionados por Vilson Antonio Romero, presidente do Sindifisco Nacional em Porto Alegre.

João Ricardo dos Santos Costa, presidente da Ajuris e da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, declarou que os debates a respeito da previdência vão além da luta coorporativa: "a previdência pública é um direito social e nesta condição nós, trabalhadores, estamos incluídos", declarou, sintetizando a função da previdência em conjunto ao direito social.

Também foi feito um panorama do sistema previdenciário internacional em relação ao brasileiro: "a estabilidade do sistema de seguridade social garantiu que o país entrasse na crise mais tarde em relação aos outros países e saísse antes", declarou o presidente da Ajuris, pontuando com a necessidade de também se discutir os lucros, além da renda.

Conforme o diretor do Sindec-POA Luis Carlos Barbosa, o debate acerca da reforma da previdência é importante desde a esfera municipal à nacional. "Precisamos ter em mente que a proposta do governo de desoneração da folha patronal, na verdade pode ser um engodo para a privatização da previdência social. Isso nós devemos combater e não podemos aceitar que o governo faça uma renúncia fiscal", declarou.

No encontro, o representante do Sindec apresentou dados do Dieese, que apontam que mesmo durante a crise, o emprego no Brasil apresentou crescimento e alertou para a necessidade de debater a questão sob um viés direcionado ao trabalhador, e não apenas ao interesse capitalista.