Reunião Lula-Centrais sinaliza redução dos juros e do Imposto de Renda
Régis Araújo

Foi produtiva a reunião entre as Centrais Sindicais e o presidente Lula na noite da quarta-feira (26), em Brasília. No encontro que precede a grande concentração sindical da 5ª Marcha, marcada para o dia 3 de dezembro.

Foi produtiva a reunião entre as Centrais Sindicais e o presidente Lula na noite da quarta-feira (26), em Brasília. No encontro que precede a grande concentração sindical da 5ª Marcha, marcada para o dia 3 de dezembro, os sindicalistas levaram ao conhecimento do presidente o documento unitário com as reivindicações dos trabalhadores e as propostas de enfrentamento da crise.

O saldo do encontro aponta para a adoção de providências concretas, entre as quais queda na taxa de juros, ampliação das parcelas do seguro-desemprego e melhora nas faixas da tabela do Imposto de Renda, reduzindo o desconto sobre os salários. Com relação à taxa de juros, é possível que ela venha a cair dois pontos percentuais.

Este ano, a força imperiosa dos fatos fez inverter a lógica da Marcha. Ano passado, houve a Marcha e depois o encontro com Lula. Agora, o encontro aconteceu antes, e com razão. Com isso, no dia 3, é provável que os sindicalistas já possam anunciar o atendimento de reivindicações importantes para a manutenção da atividade econômica e garantia de emprego.

Preparativos ? Sindicatos de todo o País mobilizam-se para colocar 40 mil manifestantes em Brasília, dia 3, na 5ª Marcha dos Trabalhadores por desenvolvimento, emprego e direitos.