Queremos trabalho e salário decentes
Régis Araújo

Na próxima quinta-feira, 21 de agosto, os comerciários de Porto Alegre iniciam a Campanha Salarial 2008/2009, com Assembléia Geral da categoria para definir a pauta de reivindicações.

O cenário de progresso econômico, com alta da produtividade e crescimento das vendas, aponta o momento certo para valorizar o poder aquisitivo dos salários, conforme declarou o próprio presidente Lula, ao dizer que é hora de reivindicar aumentos salariais. Para os comerciários de Porto Alegre, a oportunidade de zerar as perdas e reforçar o poder de compra é agora, com a chegada da data-base, em novembro.

COMÉRCIO EM ALTA - A expectativa do setor em agosto é de um crescimento entre 7% e 8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da capital. No acumulado do ano até junho, as vendas no comércio registraram desempenho positivo, com elevação de 6% em relação a igual período do ano passado. Apenas no mês de junho, o crescimento alcançou 11,6%. A tendência é que o bom desempenho do setor se mantenha no segundo semestre do ano, com projeção de crescimento entre 5% e 6%. O faturamento dos supermercados brasileiros aumentou 8,87% no acumulado dos cinco primeiros meses de 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foi o melhor desempenho dos últimos cinco anos. Em maio, os supermercados faturaram 13,95% a mais que em maio de 2007. Em relação a abril de 2008, o crescimento foi de 7,79%. Os dados, já descontada a inflação, foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

TRABALHO DECENTE ? A primeira cláusula da Convenção Coletiva em vigor vai nortear as negociações da data-base. Segundo a cláusula, as empresas devem considerar o crescimento econômico e social do comércio e dos comerciários, o respeito aos princípios e direitos fundamentais, o diálogo social, a capacitação profissional, a segurança e a saúde no trabalho. Em outras palavras, a decência no trabalho envolve tanto as questões de natureza econômica, como o salário, mas deve considerar as normas reguladoras do ambiente de trabalho e o próprio meio ambiente.

Voltar pro topo