Presidente do Sindec-POA participa em junho da centésima CIT em Genebra

Evento da OIT discute normas e as diretrizes do Trabalho Decente.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, viajou ontem para Genebra, na Suíça, onde participa da 100° Conferência Internaciona do Trabalho (CIT) na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dente os temas a serem discutidos na reunião anual, entre os dias 1° e 17 de junho, estão o Trabalho Decente e Liberdade Sindical.

Neco também é secretário de Relações Internacionais da Força Sindical. Viajam a Genebra também o vice-presidente da Força Sindical-RS, Wlater Fabro, e o presidente do Senalba-RS, Antônio Johann.

Neco afirma que essa reunião, no atual contexto, vem agregar importantes marcos para a luta sindical, uma vez que cresce o lobby do empresariado que tenta tirar o poder normativo da OIT.

A luta dos trabalhadores por melhores condições de emprego e renda também serão enfocadas. Como órgão normativo, a OIT tem o objetivo de promover a justiça social e é  a única das Agências do Sistema das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual os representantes dos empregadores e dos trabalhadores têm os mesmos direitos que os do governo.

Neste ano, será realizada a segunda rodada de discussões sobre o tema trabalho decente para as/os trabalhadoras/es domésticas/os, na qual será definida a adoção de um instrumento internacional de proteção ao trabalho doméstico e sua natureza. O Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil divulga a quarta Nota Informativa sobre o tema trabalho doméstico, que resgata todo o processo de discussão realizado até o momento e apresenta os principais pontos do mais recente Relatório da OIT sobre o tema – Relatório Azul (IV – 2A e 2B) – que consolida os comentários dos constituintes tripartes sobre os projetos de Convenção e Recomendação sobre trabalho doméstico e apresenta a proposta

de conteúdo destes instrumentos que servirá de base para as discussões a serem realizadas na CIT 2011.