Presidente do Sindec participa de Fórum na China
Régis Araújo

O Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Economia e da Sociedade, Trabalho Decente e Sindicatos 2008, ocorrido em Pequim, na China, nos dia 7 e 8 de janeiro, contou com a presença de 14 dirigentes sindicais brasileiros da Força Sindical.

O Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Economia e da Sociedade, Trabalho Decente e Sindicatos 2008, ocorrido em Pequim, na China, nos dia 7 e 8 de janeiro, contou com a presença de 14 dirigentes sindicais brasileiros da Força Sindical, entre os quais o presidente do Sindec e Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco.

O Fórum abordou, dentre os diversos temas propostos, a melhor forma de os países garantirem o desenvolvimento sustentável com empregabilidade, distribuição de renda, trabalho decente e cuidados com o meio-ambiente. Participaram 66 dirigentes de todo o mundo, cuja troca de idéias se deu por meio do fórum, com a exposição de idéias e experiências de cada país, e de visitações a sindicatos e indústrias dos mais diversos setores representados pelos dirigentes, nas cidades de Pequim, Chongqing e Xangai.

"Tivemos uma visão muito clara do desenvolvimento econômico da china nos últimos anos e do avanço com relação a proteção do meio ambiente e a legislação trabalhista", afirmou Neco. Segundo o presidente do Sindec, as cidades são desenvolvidas e há um alto grau de organização da sociedade, que na sua maioria tem acesso aos bens de consumo.

Da delegação brasileira fizeram parte os dirigentes Nair Goulart, Danilo Pereira, Álvaro Boessio, Francisco Sales Gabriel, Antônio Johann, Adalberto Galvão, Maria Rosângela Lopes, Antônio Vitor, Adonis Bernardes, José Antônio Simão, Maria Auxiliadora, Jefferson Coriteac, Ortélio Palácio Cuesta e Nilton Neco, representando os setores metalúrgico, de alimentação, de serviços, de calçado e vestuário, da indústria de brinquedos, da indústria química e do comércio.

Nilton Neco reafirma o convite feito às federações chinesas do trabalho para que venha ao Brasil conhecer o trabalho da Força Sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores.