Presidente da Força Sindical-RS é nomeado para o conselho do BNDES
Régis Araújo

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (22 de outubro) publicou a nomeação do presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Clàudio Janta, para o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Clàudio Janta tem 41 anos, é casado, e acumula a presidência da Força Sindical-RS com a função de presidente da Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no RS (FETRACOS-RS) e secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (SINDEC). Janta, como é conhecido, ocupará a vaga deixada pelo advogado Ricardo Tosto, na tarefa de discutir a política geral do BNDES.

Atribuições do Conselho

O Conselho de Administração opina sobre questões relevantes do desenvolvimento econômico e social do país mais diretamente relacionadas à ação do BNDES, aconselha o presidente do Banco sobre as linhas gerais orientadoras de sua ação; examina e aprova, por proposta do presidente do Banco, as políticas gerais e programas de atuação de longo prazo e examina relatórios anuais de auditoria e informações sobre os resultados da ação do Banco. O Conselho aprova ainda os balanços patrimoniais e as demonstrações financeiras da instituição, autoriza a criação de reservas, delibera sobre o aumento de capital e designa o chefe da Auditoria.