Por uma Federação que lute pelos Comerciários gaúchos
Régis Araújo

A falta de integração entre os sindicatos de comerciários do Rio Grande do Sul está prestes a acabar. A necessidade de ir além da simples representação está levando o nosso sindicato a se unir a outros e fundar a Federação dos Comerciários da Força Sindical.

A falta de integração entre os sindicatos de comerciários do Rio Grande do Sul está prestes a acabar. A necessidade de ir além da simples representação está levando o nosso sindicato a se unir a outros e fundar a Federação dos Comerciários da Força Sindical, entidade que já nasce sob o signo do pluralismo e da democracia, marcas registradas da central em todo o mundo.

Por mero enquadramento sindical, convivemos hoje formalmente na mesma federação, sem ter nela o que se espera de uma entidade de grau superior, cujo papel é reunir os filiados toda a vez que o interesse do trabalhador for ameaçado. Credibilidade e sintonia são credenciais indispensáveis para a diretoria, que não pode confundir sindicalismo com partidarismo ou com interesses de grupos, como vem acontecendo na atual federação (FECOSUL).

O socorro que um trabalhador busca no sindicato é o mesmo que o sindicato busca na federação, uma entidade que não fique só no discurso e sim que busque sempre a negociação e o melhor para os trabalhadores. A federação que hoje temos se assemelha a um clube fechado, feito para poucos. A federação que estamos construindo virá justamente para alargar o espaço para todos os sindicatos que queiram avançar, independente das opções políticas e ideológicas de suas diretorias.

A nova federação vai nascer num momento de expansão da economia brasileira e do comércio, conseqüentemente. Acordos bilaterais e de blocos econômicos estão em curso e não podemos seguir como espectadores de uma conjuntura marcada por fortes mudanças. A Federação dos Comerciários da Força Sindical é bem-vinda nesse momento e estará pronta para liderar os trabalhadores desse ramo de atividade com a competência e dedicação de sempre.

Venha conosco, participando da Assembléia Geral dos comerciários de Porto Alegre, convocada pelo sindicato para discutir a criação de uma nova Federação. A Assembléia será realizada no dia 31 de julho (quinta-feira), às 19h, na sede do Sindicato (Rua General Vitorino, 113, 7° andar, Porto Alegre).