Piso Gaúcho: Sindec-POA integra plenária sobre reajuste do mínimo regional no dia 21

O sindicato se junta às lideranças dos trabalhadores para dar início às discussões do mínimo regional em 2011.

Todos os anos ficamos sem decisão até maio ou junho, por isso temos que ter data e política de piso regional definidas”, defende Clàudio Janta, secretário-geral do Sindec/Porto Alegre.

O Sindec/Porto Alegre se junta às demais entidades e lideranças dos trabalhadores gaúchos na mobilização para dar início às discussões do salário mínimo regional em 2011. No dia 21 de janeiro próximo, sexta-feira, acontece na Assembleia Legislativa uma plenária sindical sobre o tema. O evento, que começa às 9h e ocorre no Plenarinho, deverá reunir representantes de centrais sindicais e do governo, além de órgãos como o Dieese.

Conforme a Lei 13.436/2010, o salário mínimo regional em 2011 terá sua data base antecipada para 1º de março. “Defendemos desde o governo de Germano Rigotto (PMDB) e o governo de Yeda Crusius (PSDB) que se tenha uma política de reajuste do mínimo regional, a exemplo do salário nacional, e vamos continuar lutando no governo Tarso Genro (PT)”, afirma Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec/Porto Alegre.

Ainda conforme Janta, a antecipação do reajuste de maio para março foi uma conquista da categoria no ano passado. “Todos os anos ficamos sem decisão até maio ou junho, por isso temos que ter uma política de piso regional definida. Uma política estabelecida tranquiliza o trabalhador e o comércio e o ano começa melhor”, argumenta Janta.

Também está na pauta da plenária o reajuste para recuperar as perdas acarretadas nos últimos anos. Quando foi criado, em 2001, o piso regional era 28% superior ao salário mínimo nacional, diferença que hoje praticamente não existe.

A primeira faixa do piso - de R$ 546,57 - é praticamente igual ao novo salário mínimo do país aprovado até o momento em R$ 540,00.