País tem maior intenção de contratação no 2º trimestre de 2013

Pesquisa da Manpower abrange 66 mil empregadores de 42 países.

O ManpowerGroup divulgou os resultados da Pesquisa de Expectativa de Emprego, referente ao segundo trimestre de 2013 (abril, maio e junho). De acordo com o estudo, as empresas brasileiras, assim como as de Taiwan, apresentaram as intenções de contratação mais otimistas, entre os 42 países e regiões pesquisados, envolvendo mais de 66 mil empregadores, entre diretores de recursos humanos e altos executivos de organizações públicas e privadas.

No Brasil, 850 gestores participaram do estudo respondendo à pergunta: Qual sua expectativa para o volume de contratações de sua empresa para o 2º trimestre (até junho de 2013), em comparação com o trimestre atual?

O resultado mostra que o índice melhorou consideravelmente em relação ao 1º trimestre do ano. Dos empregadores que participaram, 36% esperam aumento no número de funcionários, apenas 6% preveem uma diminuição e 57% acreditam manter suas equipes.

Como resultado, a expectativa líquida de emprego do Brasil tem forte índice de +30% para o 2º trimestre de 2013. Se comparado ao 1º trimestre de 2013, a perspectiva é 9% maior, no entanto, é 9% mais fraca se relacionada com o mesmo período de 2012.

O índice do Brasil de +30%, mesmo de Taiwan, os tornam os países com as maiores expectativas de contratações. A Turquia (+28%), India (+27%) e Panamá (+25%) também são mercados em expansão, segundo o estudo. Já em países como Itália, Espanha, Grécia e Holanda, as oportunidades de trabalho serão mais escassas. Apesar do índice negativo de -6%, o sentimento de contratação na Grécia melhorou 4 pontos percentuais sobre o 1º trimestre do ano, sendo a melhor taxa na intenção de contratação desde o 2º trimestre de 2010.

Setores

Entre os setores com a melhor perspectiva de aumento de vagas no 2º trimestre de 2013, o de construção foi mais otimista para o período de abril a junho, com índice de +41% - aumento de 22% em relação ao trimestre anterior. Os empregadores menos otimistas são do setor de administração pública e educação, apesar da taxa de +19% para intenção de contratação para os próximos meses.

Estados

A pesquisa indicou que o estado do Paraná tem as mais altas expectativas de contratação do país, com índice de +35%, pelo 2º estudo consecutivo, melhorando a perspectiva em 7% em relação ao 1º trimestre. Já os empregadores dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo esperam +33%, +29% e +27%, respectivamente. Os da cidade de São Paulo apontaram um índice de +30%. Todas as regiões do país apresentaram um forte crescimento nas intenções se comparado ao trimestre anterior.

A próxima Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup será lançada em 11 de junho de 2013, apontando as intenções de contratação para o 3º trimestre de 2013.