Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Força Sindical e SINDEC-POA se mobilizam em solidariedade às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
por Gabriella Oliveira | 200 kits de limpeza e higiene foram entregues à Defesa Civil do Estado.
Neste sábado, 9 de setembro, a solidariedade e a união da Central e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre se destacaram em um ato de apoio às vítimas dos temporais que afetaram 85 municípios no Rio Grande do Sul. Em uma ação conjunta, as entidades entregaram 200 kits de limpeza e higiene à Defesa Civil do Estado.
São nos momentos de dificuldade que podemos ver como a força e a união da classe trabalhadora fazem a diferença na vida daqueles que mais precisam. É um privilégio enquanto dirigente sindical estar à frente de entidades que se preocupam em disseminar a solidariedade", pontuou Claudio Janta, Presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA.
O ato de entrega dos kits contou com a presença de representantes das entidades sindicais, como os diretores Sandra Medeiros, Ezequias Machado e João Vilmar, e membros da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Durante a entrega, foram enfatizados os valores de solidariedade e cooperação, que são fundamentais em momentos de crise como o Estado está enfrentando.
As entidades sindicais também têm esse importante papel de comprometimento com a justiça social e a solidariedade. Essa ação conjunta é um exemplo de como podemos ser mais fortes unidos para ajudar àqueles que mais precisam. Obrigado a todos os trabalhadores que também estão engajados e doaram nessa campanha", ressalta Neco, dirigente da Força Sindical-RS e Presidente do Sindec-POA.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.