
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre lamenta a decisão do governo de vetar o PL que prorrogava a desoneração da folha de pagamento de 17 setores-chave da economia. Tal medida, representa um revés significativo.
A decisão em questão implica diretamente no aumento dos custos trabalhistas, o que, por sua vez, pode resultar em demissões, redução de salários e precarização das condições de trabalho. Os impactos desse veto reverberarão não apenas nos trabalhadores, mas também na economia como um todo.
É lamentável observar que aqueles que pregam a busca pela estabilidade fiscal, os defensores do déficit zero, são os mesmos que ignoram os impactos sociais devastadores que tal veto acarreta e o defendem apoiados no lobby da imprensa que, em vez de cumprir seu papel de informar de maneira imparcial, parece estar mais preocupada em atender a interesses específicos do que em promover o bem-estar da população.
A desoneração da folha de pagamento não é apenas uma medida econômica; é um investimento no presente e no futuro dos cidadãos que dedicam suas vidas ao desenvolvimento do país.
Reafirmamos nosso compromisso em defender os direitos dos trabalhadores e continuaremos lutando por medidas que promovam a justiça social e a dignidade no trabalho.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.