Nilton Neco participa de Congresso que teve a presença de Barak Obama
Régis Araújo

Aproximadamente 800 delegados sindicais de entidades sindicais dos EUA e 150 dirigentes sindiciais convidados de 50 países participam do Congresso da AFL-CIO, em Pittsburgh, na Pensilvânia, nos EUA, que começou no dia 13 e terminará amanhã (dia 17). Da Força Sindical estão presentes Nilton de Souza, Neco, secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e presidente do SINDEC e Sergio Luiz Leite, 1º Secretário da Central e presidente da Fequimfar.

No dia 15, o presidente dos EUA, Barak Obama, falou aos congressistas por uma hora. Obama destacou a universalização da saúde. Afinado com as resoluções da AFL-CIO, ele está debatendo este assunto no Congresso Nacional dos EUA.

Atualmente, nos EUA existem cerca de 40 milhões de americanos que não têm nenhum tipo de proteção à saúde (nem pública, nem a privada). A proposta em debate é de criar, através do governo, uma  seguradora de saúde pública, que irá concorrer com as seguradoras privadas, com o objetivo de dar oportunidade de acesso a população mais carente. Outra meta é também concorrer com as seguradoras privadas para reduzir custos também para a classe média (grande cliente das seguradoras ). As seguradoras privadas estão contra.

O presidente norte-americano falou também de democratizar a legislação sindical adotando liberdade para organização dos trabalhadores. Hoje a lei americana é restritiva para a criação de sindicatos. Outro item abordado por Obama foi sobre o trabalho dos imigrantes que hoje, na sua maioria ou totalidade, não tem nenhum direito trabalhista, inclusive sindical.

Outros temas destacados pelo presidente Obama foram: investimentos em obras e serviços públicos e o seu empenho para recuperar os empregos perdidos na crise financeira; e a lei de igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

Neste congresso vamos discutir temas, como:

1) O momento histórico da eleição de Obama

2) Geração de empregos de qualidade

3) Universalização da saúde

4) Segurança no trabalho para todos

5) Trabalho do imigrante

6) A Força do setor Público

7) Mulher, Trabalho e família

8) Debates sobre a diversidade

9) Lançamento da campanha JOBS NOW - Emprego já!

Além de participar do seminário, Neco e Serginho fizeram reuniões paralelas de intercâmbio com outras centrais sindicais de vários países: Espanha, México, Colômbia, Argentina, Venezuela, com o Steel Workers ( EUA ), com o Centro de Solidariedade da AFL-CIO, CSA - Victor Baes, entre outros.

Fonte: www.fsindical.org.br