Neco é Cidadão Emérito de Porto Alegre
Régis Araújo

O Presidente do Sindec, Nilton Neco, recebeu, na noite de ontem (12.02), o Título Honorífico Cidadão Emérito de Porto Alegre. A sessão solene ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presença da.

O Presidente do Sindec, Nilton Neco, recebeu, na noite de ontem (12.02), o Título Honorífico Cidadão Emérito de Porto Alegre. A sessão solene ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presença da "família comerciária".

A proposta da homenagem foi encaminhada aos legisladores pelo vereador Luiz Braz, pelo trabalho que Nilton Neco presta à categoria comerciária e à sociedade porto-alegrense. "É uma imensa satisfação ter a oportunidade de oferecer, em nome da Câmara Municipal, o título de Cidadão de Porto Alegre para o Neco. Vivemos um momento em que algumas de nossas maiores lideranças mostram-se inadequadas para o exercício da nobre função de condutores e orientadores da sociedade", observou Braz. Ele acredita que uma das maiores vitórias do Sindicato dos Comerciários sob a presidência de Nilton neco foi a negociação estabelecida com órgãos patronais, "onde quase inimigos do passado cederam lugar a adversários ponderados que sabiam onde chegar, dispostos a utilizar meios mais civilizados para atingir os resultados procurados".

Para o presidente do Sindec, Nilton Neco estar na Câmara de Vereadores para receber essa homenagem foi uma honra. "Muitas vezes utilizamos essa tribuna, uma tribuna democrática da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, para defender os direitos dos trabalhadores comerciários. Vir hoje aqui pra receber essa homenagem me deixa muito feliz."

Neco afirmou que unir forças em prol de atingir objetivos comuns entre patrões e empregados é um dos caminhos do sindicato para alcançar seus objetivos. "É o pensamento que temos na Força Sindical e no Sindec. Há momentos que temos que brigar firmemente, mas a briga hoje com o Sindilojas é 5%. Em 95% das questões nós podemos estar juntos. E é tão verdade isso que fomos o primeiro sindicato do Brasil que incluiu na sua Convenção Coletiva a questão da obediência ao trabalho decente, uma luta do movimento sindical e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Mundo e o Brasil ainda não implementou uma agenda do trabalho decente. Demonstramos que há possibilidade de avançar e construir isso em conjunto."

Ele fez um agradecimento especial à família e aos comerciários, a "família comerciária", como citou. "Sem vocês eu não teria condições de vender um grande sonho, porque eu sou vendedor na minha essência, o sonho de que é possível ter um mundo justo, que faça distribuição de riqueza para toda a sua população. Obrigado por vocês fazerem parte da minha vida".