Movimento sindical perde um grande líder
Régis Araújo

A diretoria do Sindec lamenta a morte do líder sindical, Eleno José Bezerra.

A diretoria do Sindec lamenta a morte do líder sindical, Eleno José Bezerra, ocorrida na tarde de sábado  (20), em um acidente de carro, em São Paulo. ?Foi uma perda muito significativa e irreparável para todo o movimento sindical. Ele era um grande líder sindical que lutou incessantemente pelo direito dos trabalhadores. Atualmente, estava a frente na luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais?, disse Nilton Neco, presidente do sindicato.

Além de vice-presidente da Força Nacional, Eleno era presidente de um dos maiores sindicatos do Brasil ? Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo ? e ainda presidia a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos).

TRAJETÓRIA

O líder sindical nasceu em Caetés, agreste do Pernambuco, em 17/07/56.  Conseguiu seu primeiro emprego em São Paulo, em 1975, com registro em carteira, na Metalúrgica Deca. Foi demitido em 1979 por participar de uma greve da categoria.

Em 1980, desperta para a militância política e a atividade sindical e participa, como ativista do sindicato, das lutas políticas pela redemocratização do Brasil, de movimentos por melhores condições de vida, e começa a se destacar na luta dos metalúrgicos.

Em janeiro de 2003, assume interinamente a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e, em dezembro de 2004, é eleito presidente da entidade com 96,2% dos votos válidos. No ano seguinte, é conduzido à presidência da CNTM.