Mobilização das centrais deve reunir mais de 100 mil trabalhadores em São Paulo amanhã

O ato da próxima quarta-feira mobiliza trabalhadores de todo o país, marcando o encerramento do calendário de lutas.

Milhares de trabalhadores são esperados para a mobilização final da agenda unificada das centrais, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 3, em São Paulo. Representantes da Força Sindical, CTB, CGTB, UGT e NCST, junto a representantes de diversos movimentos sociais e trabalhadores em geral, de todo o país, partem em caminhada a partir das 10h, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio Municipal do Pacaembu, dando prosseguimento à jornada nacional de lutas em defesa da agenda unitária da classe trabalhadora. Diretores da Fetracos e de diversas entidades de representação dos comerciários gaúchos irão até a capital paulista representar a categoria.

Dentre as reivindicações dos trabalhadores, estão a mudança da política econômica, através da redução da taxa de juros e da valorização do trabalho, promovendo a distribuição de renda e o fortalecimento do mercado interno; a redução da jornada para 40h semanais sem redução salarial; o fim do Fator Previdenciário; a regulamentação da terceirização; ratificação das convenções 158 (contra demissão imotivada) e 151 (negociação coletiva dos servidores públicos) da OIT; reforma agrária e urbana e 10% do PIB para a educação.

A agenda de mobilizações dos trabalhadores iniciou no dia 6 de julho, na região centro-oeste, com grande mobilização nacional em Brasília, que reuniu mais de 1000 dirigentes sindicais. No dia 14 de julho a marcha aconteceu na região norte do país, e no dia 21, nos estados do nordeste.

Na última quinta-feira, 28, a mobilização levou milhares às ruas de Porto Alegre, em manifestação que saiu do bairro Floresta, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, até o Palácio Piratini. Na ocasião, os líderes sindicais efetuaram a entrega de documento contendo as reivindicações da classe trabalhadora ao governador do Estado, Tarso Genro.