Marcha na Capital pelas 40 horas semanais
Régis Araújo

A Força Sindical-RS e os sindicatos filiados realizaram uma marcha no centro da Capital, nesta quinta-feira, 5 de novembro, pela redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. Com o canto ?olê, olá, reduz a jornada que eu preciso trabalhar?, cerca de 500 trabalhadores saíram da sede da Central na avenida Cristóvão Colombo e seguiram pelas ruas Alberto Bins, Doutor Flores, Salgado Filho, Borges de Medeiros, até a Prefeitura, com parada na Esquina Democrática, onde falaram com a população. ?A Força vem hoje na Esquina Democrática, nesta esquina onde os trabalhadores lutaram pela anistia, pelas Diretas, é aqui que vamos conquistar as 40 horas?, declarou o presidente da Força Sindical, Clàudio Janta.

Participaram do protesto o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), Sindec de Canoas, Sindirodosul, sindicatos dos Rodoviários, dos Vigilantes de Novo Hamburgo, Metalúrgicos de Bento Gonçalves, Calçado e Vestuário de Cachoeira do Sul, Federação dos Trabalhadores da Segurança Privada, Sindinap, Fetracos e Movimento dos Trabalhadores em Bingo.

Com a redução, serão gerados cerca de 2,5 milhões de novos postos de trabalho no país, 171 mil no Estado e mais de 30 mil em Porto Alegre, segundo dados do Dieese.

Durante a caminhada os sindicalistas também pedirão por mais segurança para os trabalhadores do transporte coletivo da Capital.

A ação antecedeu a grande marcha nacional pelas 40 horas semanais em Brasília, dia 11 de novembro.