Janta participa de ato em repúdio ao CPMF
Renata Germano

Força Sindical-RS.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, fez coro à crescente mobilização contra as tentativas de recriação da Contribuição sobre Movimentação Financeira - CPMF, ou de novos tributos que possam substituí-la, em ato público realizado na sede da Ordem do Advogados do Brasil – OAB-RS, em Porto Alegre. A manifestação reuniu representantes de peso da sociedade civil que se uniram na crítica à carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo.

Clàudio Janta, pregou a formação de novo pacto federativo, afirmando que os trabalhadores não querem a companhia do que qualificou de “parceiro inconveniente”, presente no pagamento das tarifas de ônibus, metrô e nos gastos com gasolina e que acompanha o cidadão em todo lugar em que ele vai.

Para Janta, a CPMF poderia ser uma alternativa caso os recursos ficassem nos municípios e não fossem para a União, como acontece.

O sindicalista ainda propôs que o governo estudasse a legalização de bingos e cassinos como outra fonte de verbas para saúde.

Claudio Lamachia, presidente da OAB gaúcha, classificou a proposta de retorno da CPMF como “solução simplista”, apontando a qualidade da gestão como principal alternativa para o que chamou de “indignidade no atendimento de saúde. Segundo ele, o debate sobre tributação deveria ter ocorrido ao longo do período eleitoral, fato destacado no manifesto da Ordem. Lamachia, que também preside o Fórum dos Conselhos Regionais, anunciou o lançamento do site www.agorachegacpmfnao.org.br, que ressalta o consenso entre as entidades apoiadoras em cobrar a realização de ampla reforma tributária.

José Paulo Cairoli, da Federasul, cobrou rebeldia da sociedade , que “deve deixar de ser omissa”, lamentando fato de os recursos recolhidos sob o pretexto de atender a saúde não cumprir essa finalidade. Ao citar a presença da Força Sindical no ato, Cairoli chamou para a sociedade civil a responsabilidade de dar rumos aos recursos públicos, não deixando a tarefa exclusiva aos políticos.

Participaram também João Oscar Aurélio, vice-presidente da Fecomércio; Paulo de Argollo Mendes, do Sindicato Médico; Weber Matos, presidente do Conselho Regional de Medicina; Nestor Hein, da Farsul; Ercy Pereira Torma, da Associação Riograndense de Imprensa e d. Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre.

Força Sindical-RS foi representada também por Luis Carlos Barbosa e Claudio Corrêa, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre - SINDEC e do economista da Central, Mário de Lima.