Força Sindical reúne milhares de pessoas no Pôr-do-Sol
Régis Araújo

A Força Sindical do Rio Grande do Sul comemorou o 1º de Maio com uma grande festa, que reuniu milhares de pessoas no Anfiteatro Pôr-do-Sol. Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, qualificação profissional e aumento do salário mínimo regional foram as principais bandeiras levantadas pela Central no Dia do Trabalhador.

Sal da Terra, Na Moral, Zueira, Nenhum de Nós e Tchê Barbaridade animaram o público desde o início da tarde. O encerramento ficou por conta da missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro (SP), dom Fernando Figueiredo e pelo padre Marcelo Rossi.

Para o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, o 1° de maio, antes de ser uma data de protesto e reivindicação, é um dia de reflexão e de recomeço. ?Precisamos chamar a atenção dos governantes sobre as necessidades enfrentadas pelos trabalhadores, como qualificação profissional, expansão do mercado de trabalho e geração de renda.?

Com o slogan ?Quem sabe faz a hora ? 1° de maio da Força: para reduzir a jornada de trabalho precisa ter força, fé e menos impostos?, o evento teve como tema a redução da jornada de trabalho, histórica bandeira do movimento sindical brasileiro. Entre os objetivos do 1° de maio da Força estão a integração das famílias de trabalhadores de várias regiões do Estado; a conscientização dos trabalhadores e seus familiares sobre questões como geração de emprego e renda, qualificação profissional e meio ambiente; e a importância das Reformas Sindical e Trabalhista, Tributária e Previdenciária.

Dirigentes sindicais de todo o Estado se pronunciaram reivindicando melhores condições de trabalho e melhores salários.