Força Sindical do Rio Grande do Sul presente na 6ª Marcha
Régis Araújo

A Força Sindical-RS esteve presente na 6ª Marcha dos Trabalhadores, dia 11 de novembro, em Brasília, com cerca de 120 representantes. A Marcha reuniu 50 mil trabalhadores das centrais sindicais de todo o país defendendo a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Os trabalhadores saíram a pé do Estádio Mané Garrincha e caminharam até o Congresso Nacional, onde foi realizado o ato político.

Participaram da caminhada Cláudio Correa e Marcelo Furtado, do Sindec Porto Alegre, Antenor Federizzi, do Sindec Canoas, João Brizola, do Sindicato dos Vigilantes de Novo Hamburgo, entre outros.

A atividade que se tornou tradicional como coroamento das lutas sindicais do período já trouxe importantes resultados e conquistas.

Os principais pontos de reivindicações defendidos pelos trabalhadores este ano são a aprovação do projeto de lei de valorização do salário mínimo; a ratificação das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tratam de organização sindical e processo de negociação dos trabalhadores do serviço público e contra a demissão imotivada; a retirada dos projetos de lei que regulamentam a terceirização do trabalho; a defesa do pré-sal e a aprovação da emenda constitucional que determina expropriação de terras sem indenização onde se constata trabalho em condições análogas ao escravo.