Diretores da Fetracos e Sindec prestigiam lançamento de programa de parceria entre ALRS e Câmara Federal para sociedade gaúcha

Evento foi na ALRS e teve participação do presidente da Câmara Federal, Marco Maia.

O programa de parceria entre a Assembleia Legislativa gaúcha e a Câmara Federal Destinos e Ações para o Rio Grande teve lançamento na manhã desta segunda-feira durante café da manhã na ALRS para uma plateia repleta de autoridades, políticos e setores da sociedade.

O projeto Destinos e Ações para o Rio Grande do Sul busca realizar um debate político qualificado no RS, destacando o papel das instituições representativas, estreitando a aproximação e a participação da sociedade nos rumos de desenvolvimento do Estado.

A iniciativa reúne ações com a participação da Câmara Federal, a Bancada gaúcha no Congresso Nacional, os governos federal, estadual e municipal e todas as esferas da sociedade civil organizada. Serão realizados eventos públicos, entre os quais, destacam-se audiências, eventos estratégicos e oficinas. A ampla participação popular é um dos trunfos da nova empreitada.

A Força Sindical-RS prestigiou o evento com a presença do vice-presidente da central, Walter Fabro, do presidente da Força Verde, Lélio Falcão, e do vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui.

O vice-presidente da central, Walter Fabro, destacou que a parceria da Força Sindical com a ALRS durante os anos pode auxiliar no momento de colocar em prática as políticas públicas debatidas no projeto. Ressaltou a  parceria na realização do Seminário sobre a Faixa de Fronteira, o que pode se repetir em outras iniciativas. Outro debate que a central pode contribuir é na discussão e definição de uma política permanente para o piso regional.

"Entendo que é importante uma política permanente, não dá para ter o desgaste que é a discussão do piso entre trabalhadores e patrões todos os anos. Temos que integrar esses debates na ALRS e na Câmara Federal", exemplificou Fabro.

Segundo o sindicalista, esta é uma maneira de oportunizar que a organização dos sindicatos seja aproveitada em benefício dos trabalhadores, fazendo com que o piso regional fique o percentual de 21% acima do salário mínimo nacional.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, disse que é importante a interlocução com a sociedade promovida pelo projeto na medida em que essa participação não se restrinja a um papel legitimador das ações do Legislativo. "Mas que possa expressar a opinião da população e levar ao Parlamento os principais anseios da sociedade gaúcha", afirmou Mazui.

De acordo com o vice-presidente da federação, essa questão é fundamental para a retomada do desenvolvimento do Estado.

Lélio Falcão, presidente da Força Verde, é um dos sindicalistas mais assíduos nos encontros organizados pela ALRS representando a Força Sindical. Segundo Lélio, a central tem muito interesse em que iniciativas como a lançada nesta segunda-feira dêem certo. "Participamos há vários anos do Fórum Democrático e a central pode ser uma grande parceira nos temas que dizem respeito à geração de emprego e renda, trabalho decente e justiça social. Todas essas questões perpassam as prioridades do programa lançado, que são programa de saúde e combate ao crack, moradia, segurança, questões que geram dificuldade nos trabalhadores economicamente mais frágeis", destacou.

Na fala de abertura do evento, o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, disse que o projeto se destaca por aumentar o espaço para que a sociedade possa influenciar nas medidas tomadas. "Essa é uma iniciativa que a ALRS propôs à Câmara Federal, sugerindo de uma maneira objetiva como a população pode tomar e expressar sua opinião", ressaltou.

Já o presidente da ALRS, Adão Villaverde, disse que a Câmara de Vereadores, representada pela presidente em exercício Sofia Cavedon na ocasião, deve se associar ao projeto,  promovendo ações que dizem respeito à Capital. "Só vamos dinamizar o programa se tivermos relação com o conjunto de  setores da sociedade que estão aqui hoje, fortalecendo nossas instituições", frisou.

A deputado federal e coordenadora da bancada gaúcha na Câmara, Manuela D´Ávila, foi a última a discursar e disse que a iniciativa vai além da função constitucional do Parlamento, proporcionando à sociedade a possibilidade de participar das discussões do futuro e presente do Estado.

Dentre as autoridades, estiveram presentes integrantes do Tribunal de Justiça do RS, do Tribunal de Contas do Estado, da Casa Civil gaúcha, da Fiergs, do movimento sindical e políticos.