Diretora do Sindec-POA integra Conferência de Políticas Públicas para Mulheres

Uma proposta de dias de folga a trabalhadores para que realizem exames preventivos foi aprovada.

A diretora do Sindec-POA, filiado à Força Sindical, Tania Ruchinsque participou da 5ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres na última semana, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O tema do encontro foi Autonomia e enfrentamento à violência. A colaboradora Deisi Cruz também participou da conferência.

Conforme Tania, as presentes aprovaram uma proposta de conscientização das centrais sindicais para que os sindicatos coloquem em convenção coletiva o direito das trabalhadoras poderem tirar dia (s) de folga para realizarem exames preventivos de câncer de mama e no colo do útero.

"A conferência foi muito produtiva. Importante também foi a proposta de que ativem creches noturnas para que pais e mães possam estudar ou trabalhar durante a noite. Essa medida gerou polêmica, vamos acompanhar a discussão", disse Tania.

Tania integrou um dos Grupos de Trabalho (GTs), que tinham como título: Eixo de Enfrentamento à Violência contra Mulheres; Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Participação Política e Empoderamento das Mulheres; Autonomia Econômica e Financeira; e Cidadania e Garantia de Direitos.