Diretora do Sindec empossada na CME, voltada para a qualificação profissional
Monise Rezende

Emprego.

A diretora de Cultura e Formação Profissional do Sindec, Tânia Ruschinsque, assumiu a vce-presidência da Comissão Municipal de Emprego (CME), dia 18 de agosto, em solenidade no Paço Municipal, para um mandato de um ano, presidido por Bonifácio Bróbio, do Sindicato dos Técnicos Científicos (Sintergs).

A preocupação da CME em planejar ações para a Copa do Mundo de 2014 e destinar de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a qualificação profissional em setores estratégicos, como turismo e construção, foi expressa nos pronunciamentos, feitos em consonância com o sentimento das lideranças presentes ao ato.

Bonifácio Bróbio destacou o fato de a presidência da Comissão passar a ser ocupada pelos representantes dos trabalhadores e assumiu o compromisso de liderar uma gestão que seja marcada pela parceria entre os setores. Ele disse que cada centavo aplicado na capacitação profissional será bem aplicado em favor da mão-de-obra.

Valter Nagelstein, titular da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), manifestou a satisfação em ter sindicalistas à frente das representações que compõem o conselho e dos objetivos estratégicos que devem nortear o direcionamento de recursos públicos, “que devem ser considerados sagrados”

José Fortunati, prefeito de Porto Alegre afirmou que é preciso olhar para 2014 não apenas como um megaevento, que trará jogos importantes de seleções mundiais de futebol, mas como uma grande oportunidade para qualificar a cidade e o estado. O prefeito, que foi o primeiro presidente da CME, apontou a qualificação dos trabalhadores como a medida mais importante a ser assumida.

A comissão é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, tripartite paritário, com representação de trabalhadores, governo e empresários. A presidência da CME é exercida em sistema de rodízio entre as bancadas que a compõem.