Diretor do Sindec solicita ao poder municipal mais transporte para a Restinga
Régis Araújo

Para garantir transporte público ao bairro, foram solicitadas a extensão da linha T11 ou criação de nova linha.

A Força Sindical-RS, junto com diretores do Sindec, esteve em reunião realizada na Carris hoje para solicitar ao poder municipal da cidade atendimento de transporte para o bairro Restinga, em Porto Alegre.

O diretor Luis Carlos Barbosa representou a central e disse que a demanda foi identificada ao longo da luta da Força e que a extensão do atendimento beneficiará moradores da região, que passa por crescimento acelerado em função de projetos sociais de moradia. Representantes da empresa Carris alegam que a frota de Porto Alegre conta com mais de 1600 ônibus e segue em crescimento, o que já afeta a mobilidade urbana.

Segundo Barbosa, a empresa reconhece a necessidade da destinação de linhas para a região e declara que a situação da zona Sul é discutida com freqüência, mas que existe um sistema que controla a quilometragem e as áreas atendidas pelas empresas de transporte da cidade. Alega também que a extensão da linha T11 pode ser inviabilizada pela quilometragem.

João Antônio Pancinha, presidente da Carris, afirmou que é importante resolver o problema ainda mais em decorrência da realização da Copa do Mundo. "Sem dúvida que a Copa trará uma demanda muito maior, mas nós temos que, acima de tudo, ter em conta que a Copa é passageira e temos que ter políticas que deixem marcas em Porto Alegre para os próximos anos. A questão da segurança é fundamental. A Carris está implementando um programa de monitoramento com câmeras, com comunicação online, a melhoria das vias, da mobilidade urbana, tudo isso é fundamental", explicou.

O crescimento da Restinga com o parque industrial e os domicílios exigem a expansão viária do transporte público. "Há necessidade, porque a Restinga está crescendo, não só a Restinga, mas a 'grande Restinga' está crescendo demais com novos loteamentos, novos empreendimentos, então a densidade demográfica hoje está muito grande e certamente vai precisar não só de ônibus novos, mas também de lotação", disse Pancinha.